Serviço Prestado pela Transtejo: Ligação Cacilhas – Cais do Sodre

Para: Assembleia da República

Durante os últimos anos têm-se assistido a uma continuada degradação do serviço de transporte fluvial de passageiros, na ligação Cacilhas – Cais do Sodré: os horários não são cumpridos, diversas carreiras são suspensas todos os dias, os navios estão degradados, falta de segurança nas travessias com um número de passageiros muito superior ao legalmente permitido, um irrisório investimento na manutenção e reparação das embarcações (argumento utilizado pela Transtejo para as supressões existentes).

Os indicadores de mau serviço da Transtejo nesta importantíssima ligação da área Urbana de Lisboa, têm impacto na vida dos utentes e nos seus empregos, uma vez que falham com as suas obrigações não por descuido, mas porque o transporte fluvial é deficiente e já existe a ideia de quem emprega, que as pessoas residentes na margem sul têm problemas nas deslocações.

As críticas dos utentes junto dos funcionários da Transtejo, têm sido uma constante nas últimas semanas, perante o serviço da empresa e a atitude dos funcionários desta. Os utentes não atravessam o rio da maior área urbana do país, com o anúncio de futuras embarcações ou futuras manutenções. Desta forma, não é de esperar que aumente o numero cidadãos utilizem um transporte público muito pouco fiável.

Impõe-se desta forma questões como:

1. Que medidas urgentes estão a ser tomadas para finalmente se repor a capacidade de resposta da Transtejo e Soflusa, para a aquisição de equipamentos e a intervenção nos navios, para garantir a sua operacionalidade?

2. Quantos navios são obrigatórios nas horas de ponta?

3. Qual é atualmente o nível de serviço e o índice de satisfação dos utentes na ligação Cacilhas – Cais do Sodré e vice-versa?

São então propostas algumas medidas caso esta petição chegue à Assembleia da Republica:

1. Definição de um prazo para a implementação de medidas que respondam urgentemente ao aumento do nível de serviço do transporte Cacilhas- Cais do Sodré e Vice versa (com horários regulares).

2. Definição das embarcações a utilizar nos horários com maior fluxo de passageiros.

3. Proposta de uma de uma estratégia a adotar para o incremento no número de passageiros e aumento dos indicadores de segurança e de qualidade.

4. Início da discussão para a política de liberalização de exploração comercial do rio Tejo, abrindo o mercado a novos players.

5. Divulgação do esforço que o municípios estão ou não a desenvolver para a resolução dos problemas deste meio de transporte.

Por um melhor transporte público fluvial no rio Tejo, assine esta petição!

Esta petição foi criada em 30 outubro 2018