Direito ao descanso - barulho dos sinos da igreja Lordelo do Ouro

Para: Exmo Sr Presidente da Camara do Porto

Exmo. Senhor Presidente da Camara,

O ruído provocado pelo toque dos sinos da Igreja de São Martinho de Lordelo é de tal modo elevado, que as famílias mais próximas não conseguem descansar, sobretudo, durante o fim de semana. Os sinos encontram-se associados ao relógio da Igreja e assinalam as horas, as meias horas e os quarto de horas, entre as 08h00 e as 23h00, todos os dias da semana, incluindo o fim de semana e feriados de forma que causa um enorme incómodo moradores de Lordelo e, especialmente, àqueles residentes em edifícios com maior proximidade da torre do relógio.

O direito ao descanso é um direito fundamental que as famílias têm, algo que infelizmente em Lordelo do Ouro não acontece devido ao ruído provocado pelos sinos da igreja. São cada vez mais os casais jovens que se instalam na zona e todos sofrem do mesmo. Não faz sentido que no ano 2018 ainda se ache que vida tem que ser regida pelas sinos da igreja sobretudo aos fins de semana quando os toques começam às 08 da manhã, em cada quarto de hora e com toques que por vezes demoram 2,5 minutos.

Isto para não falar que os decibeis provados pelos toques ultrpassam o Regulamento Geral sobre o Ruído, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 9/2007 , Publicado no DR 12, Série I de 2007-01-17 no qual prevê a inclusão, nos processos de autorização ou licenciamento relativos "a actividades geradoras de ruído, em geral, que possam causar incomodidade.

Solicita-se por isso a intervenção da CMP no sentido de limitar os toques destes sinos.

obrigado

Cumprimentos