Dia do Ex-COMBATENTE

Para: A Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República e aos Exmos. Senhores Deputados e Deputadas à Assembleia da República

QUE DIA MAIS ELOQUENTE
PARA ASSINALAR
O "DIA NACIONAL do ex-COMBATENTE"?

Quando falamos de ex-Combatentes, referimo-nos à multidão, sobretudo de homens, que batalhou e sofreu em terras longínquas do além-mar.
É uma multidão que sofre, muitas vezes em silêncio, os seus traumas físicos e psicológicos, o stresse das vítimas de guerra.
Mas este mar de portugueses não tem um momento, aquele momento em que toda a nação, toda a sociedade se debruça sobre o seu pesar, sobre a vivência tumultuosa que marcou os que teriam sido os melhores anos das suas vidas.
Eles fizeram uma travessia do deserto, impregnado de abandono, de angústia permanente, refugiando-se na amizade e protecção do seu companheiro mais próximo, que o marcou e não esquece. São sobreviventes duma catástrofe que desabou na sua vida, no seu ser, na sua família.
Chegou a hora do reconhecimento nacional dos sobreviventes e dos caídos nas frentes de batalha, e dos que, na sequência dos traumas sofridos, se sentem impotentes em redesenhar o seu destino, ou simplesmente esquecer esses momentos.
E que dia de maior significado, mais glorioso do que o dia em que o sofrimento acabou ou foi suspenso, senão o Dia que determinou o fim da Guerra Colonial?
Esse dia nunca poderá ser outro senão o de 25 de Abril de 1974, em que os verdadeiros ou principais obreiros foram os militares de então.
Façamos justiça a essa data memorável, que foi também o da queda do regime da opressão e da indiferença perante o sofrimento dos portugueses.
Viva o 25 de Abril.
DIA NACIONAL do Ex-COMBATENTE e da LIBERDADE.

Dia do Ex-COMBATENTE, para A Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República e aos Exmos. Senhores Deputados e Deputadas à Assembleia da República foi criada por: Partido INOVAR.
Esta petição foi criada em 02 Outubro 2018