Petição | Rua Frederico Valsassina Heitor

Para: Amigos, Antigos Alunos, Professores, Funcionários

Na altura em que comemoramos os 120 anos do Colégio Valsassina e faz 70 anos que FREDERICO VALSASSINA (1930-2010) iniciou a sua carreira de professor de matemática e 58 anos que assumiu a direção pedagógica do colégio, é nosso entender que chegou o momento de lhe prestarmos uma justa homenagem através da atribuição do seu nome à artéria que acede ao portão principal do Colégio Valsassina, atualmente designada Azinhaga da Bela Vista.

A designação de "Azinhaga da Bela Vista" foi aprovada pela Comissão Municipal de Toponímia a 9/11/2012 tendo a placa toponímica sido colocada em 2016. Tratou-se de uma atribuição recente dado esta mesma artéria ter sido apenas criada na década de 1990 na sequência da revisão do Plano de Urbanização de Chelas (PUC-1964) e da reorganização dos sistemas de circulação viária e de acessibilidades às áreas envolventes bem como ao Parque das Nações e às Olaias. Anteriormente o acesso ao Colégio fazia-se pela Azinhaga das Terezinhas, a partir da Avenida Gago Coutinho. Este acesso foi substituído pela Av. José Régio e integrado no recinto do Clube de Golfe da Bela Vista.

O Colégio Valsassina funciona desde 1948 na Quinta das Terezinhas na freguesia de Marvila. Uma antiga quinta agrícola então com um vasto olival, no qual sobressai uma casa-mãe datada do sec XVIII, com capela integrada na fachada lateral agregando um conjunto de novos edifícios dedicadas ao ensino que foram sendo adicionados para dar resposta a necessidades crescentes. Um local outrora isolado ligado à cidade por azinhagas de traçado sinuoso e rodeado por antigas quintas que assim havia de perdurar até ao final da década de 1970. Um espaço de quinta dentro da cidade de Lisboa que foi preservado para dar continuidade a um projeto educativo. Sem dúvida, um cenário que se mantém de exceção para a localização de uma escola moderna alicerçado no múnus pedagógico de cinco gerações de professores-educadores, no seu saber, no seu conhecimento e sobretudo na sua experiência pedagógica.

FREDERICO VALSASSINA, professor e diretor do colégio durante 40 anos, trabalhou toda a sua vida para o sucesso do Colégio Valsassina e da Educação em Portugal. Pretendemos deixar um testemunho do muito que fez em prol da educação e da formação de muitas gerações de alunos e, também do seu papel na afirmação do ensino particular e na defesa da Liberdade de Aprender e de Ensinar em Portugal. Tal dedicação a uma causa nacional foi reconhecida ao mais alto nível, em 1995, quando Sua Exª o Presidente da República, Dr. Mario Soares, o agraciou com a distinção de Comendador da Ordem da Instrução Pública.

Sempre atento, empenhado, incansável, de fácil acesso para troca de opiniões e ideias, disponível para abraçar novos projetos na área da educação e em particular do ensino da matemática, FREDERICO VALSASSINA deixou-nos um legado num sentido verdadeiramente humanista que constitui um exemplo para as novas gerações.

Para além de pedagogo, faceta amplamente reconhecida, emerge uma outra de destacada intervenção de FREDERICO VALSASSINA na zona de influência do Colégio, criando oportunidades de emprego a muitos habitantes da freguesia de Marvila, homens e mulheres, e apoiando a educação dos seus filhos.

Grande desportista, FREDERICO VALSASSINA dedicou grande parte da sua vida ao desenvolvimento do voleibol, integrando como jogador várias equipas das quais se destaca a equipa da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, onde foi por diversas vezes campeão nacional, e a Seleção Nacional.

É por tudo o que FREDERICO VALSASSINA nos deixou que consideramos que a atribuição do seu nome à artéria que acede ao portão principal do Colégio Valsassina é uma justa homenagem da cidade de Lisboa.

Esta petição foi criada em 24 Setembro 2018
1.362 Pessoas