Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Porto de Setúbal a dragagem do Sado põe em risco as praias e os golfinhos

Para: Administração do Portos de Lisboa, de Setúbal e de Sesimbra e Governo Central

Declaração de impacto ambiental alerta para riscos. Governo garante segurança.

A associação ambientalista Quercus está preocupada com os impactos ambientais. "A própria Declaração de Impacto Ambiental (DIA) reconhece que o projeto pode criar uma dinâmica costeira complicada em praias como o Portinho da Arrábida e Galápos, já muito afetadas com a diminuição de areia", disse ao CM Nuno Sequeira, da Quercus.

Também a população de 30 exemplares de golfinhos roazes-corvineiros que habita no Sado pode ser afetada. "A DIA refere que o ruído subaquático produzido pelos trabalhos irá afetar as presas dos roazes e há o risco de presas e predadores se afastarem da área". Também "o aumento do movimento de navios pode fazer com que os golfinhos se vão embora", avisa João Branco, presidente da Quercus. Segundo a DIA, a dragagem vai também deixar "os fundos e as pradarias marinhas completamente devastadas". A Quercus estranha que a discussão pública do projeto, que ocorreu o ano passado, tenha passado ao lado dos setubalenses.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
67 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.