Incentivo a luta contra o abandono animal

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da Republica

Com o passar do tempo e após os últimos debates vistos em assembleia da republica acerca dos animais de companhia, chega-se a conclusão que o que realmente importa, e que poderia ajudar em muitos os animais de companhia, bem como as contas das autarquias e respectivas populações no canis municipais, ficou por fazer.

Repara-se que os custos de consultas, bem como de medicamentos essenciais para a saúde dos animais de companhia em causa de doença, são extremamente caros, sendo que nem a medicação é coparticipada. E mesmo a compra dos mesmos muitas vezes se torna muito difícil e complicada, uma vez que são sujeitos a receita médica.

Dado que os orçamentos familiares cada vez são mais curtos face as despesas que os agregados familiares encaram mensalmente, sobra para estas famílias o abandono, ou a entrega do seu animal de companhia no Canil Municipal por falta de recursos para tratar o seu animal de companhia.
Relembro que perante a Lei Portuguesa, os animais de companhia deixaram (e bem), de ser visto como coisas, e passaram a ser vistos como parte integrante das famílias em que se inserem.
Assim sendo as medidas que visam resolver este problema são:

- Coparticipação total ou parcial de despesas hospitalares de animais de companhia em Hospitais Veterinários.

- Coparticipação total ou parcial da medicação usada para a resolução e tratamento de problemas de saúde de animais de companhia.

Esta seria já uma medida de combate ao abandono, e de despesas extra aos Canis, e as autarquias, uma vez que seria um incentivo ao não abandono dos animais por falta de condições financeiras por parte das famílias.

Esta petição foi criada em 31 agosto 2018