Petição Estacionamento Gratuito para Pessoas com Limitações Físicas

Para: Município de Vila Real de Santo António; Empresa ESSE

As praias de Vila Real de Santo António sempre foram exemplo nacional em termos de mobilidade, acessibilidade e igualdade de oportunidades para todos os seus visitantes.

Quando foi implementado o sistema de estacionamento pago, principalmente em Monte Gordo, as pessoas portadoras de deficiência física devidamente comprovada com atestado de incapacidade e dístico de estacionamento usufruian de descriminação positiva e não lhes era cobrado o estacionamento pelo facto de não existirem alternativas em termos de estacionamento.

Já há alguns anos que esse benefício totalmente legitimo deixou de ser aplicado causando enormes dificuldades principalmente para quem se desloca em cadeira de rodas.

Continuam a não existir alternativas para o estacionamento e como tal as pessoas portadoras de deficiência física procuram outro destino, isto é demais evidente com a redução do número de visitantes com estas limitações.

A título de exemplo 6 horas de estacionamento implica um pagamento na ordem dos 10€, incomportável para a avassaladora maioria dos utilizadores de cadeira de rodas.

Há vários anos que está situação tem vindo a ser reportada ao Município de Vila Real de Santo António mas sempre sem resposta! O silêncio costuma ser usado quando não existem argumentos para justificar o o injustificável.

Já por várias vezes que foi lancado o desafio ao executivo municipal para se sentarem numa cadeira de rodas e tentar estacionar em local fora do parque caríssimo junto à praia e deslocar-se até à mesma.

Esta petição pública pretende alertar a sociedade para esta problemática e fazer com que o Município de Vila Real de Santo António bem como a empresa ESSE não coloquem os interesses económicos acima dos interesses sociais. É totalmente legítimo a pretensão de existir estacionamento gratuito para pessoas portadoras de deficiência física.

Estacionamento gratuito para pessoas com deficiência motora já!

Assinem e partilhem por todos!

Esta petição foi criada em 12 Agosto 2018