Pela construção de duas passagens desniveladas em Paramos

Para: Infra Estrutura de Portugal IP e Câmara Municipal de Espinho

Pela construção de duas passagens desniveladas em Paramos, Concelho espinho, Distrito Aveiro

Em meados de 2014, a Junta de Freguesia de Paramos aceitou o encerramento da passagem de nível junto ao apeadeiro de Paramos, substituindo-a por uma passagem aérea para peões com elevador.

Aceitou, ainda, a construção de uma passagem desnivelada a norte da Freguesia, na Rua da Saibreira.

Numa tentativa de correção erro que na nossa perspetiva é lesivo aos interesses da Freguesia e do Concelho, o grupo que suporta o executivo da Junta de Freguesia procurou um novo posicionamento ao levar á Assembleia de Freguesia de 21 de Junho de 2018 uma recomendação a defender a localização da passagem desnivelada apenas junto ao apeadeiro dando nota que é a única localização que aceitam.

Não nos opomos e até apoiamos a construção de uma passagem desnivelada junto ao apeadeiro, mas entendemos que é necessário ter uma visão estratégica da Freguesia, pois toda a zona envolvente à praia de Paramos está muito aquém do desenvolvimento do potencial turístico e económico que apresenta.

Assim, consideramos que:

• A freguesia de Paramos deverá ter duas passagens desniveladas conforme prevista no Plano Director Municipal;

• A existir apenas uma passagem inferior também para veículos pesados na localização da atual, a mesma ficará com rampa de acesso a poente, em zona de leito de cheia, com restrições ou mesmo impedimento no acesso aquando da existência de fortes intempéries;

• A existência de uma única passagem e apenas no local da atual, como pretende o Grupo Independentes de Paramos, não garante a resposta em emergências no caso de existirem catástrofes naturais;

Por conseguinte defendemos:

• a existência de duas passagens rodoviárias sendo uma na localização da atual, e outra a norte na Freguesia que deverá ser superior e para veículos pesados;

• que devemos atender a que todo o acesso a veículos pesados para a praia de Paramos e Silvalde será feito por Paramos, pois a passagem de nível junto ao apeadeiro de Silvalde será inferior e apenas para veículos ligeiros;

• que não se deve concentrar todo o tráfego na passagem de nível da Rua Central;

• que devemos garantir a resposta a emergências;

• que devemos garantir a resposta adequada ao crescimento futuro da actividade económica e turística de toda a zona envolvente á praia de Paramos

Esta petição foi criada em 06 Agosto 2018