Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Movimento Pela Freguesia de São Mamede de Infesta

Para: Exmos. Membros da Assembleia de Freguesia e Assembleia Municipal de Matosinhos, Exmos membros do Governo,

A Freguesia da cidade de São Mamede de Infesta foi extinta pela Lei nº 11-A/2013, de 28 de Janeiro. Este diploma extinguiu igualmente a Freguesia da cidade da Senhora da Hora, e criou uma nova Freguesia, a União das Freguesias de S. Mamede e Senhora da Hora, abarcando os territórios das duas freguesias extintas.

O critério que sempre justificou a criação de juntas de freguesia no nosso País sempre foi o de se permitir uma real proximidade das populações ao Poder Político, que desta feita se perdeu em São Mamede de Infesta.

O Movimento pela Freguesia de São Mamede de Infesta existe para dialogar com as populações, os Órgãos do Poder Autárquico e os Órgãos de Soberania, lutando pela recriação da antiga Freguesia de São Mamede de Infesta.

O território da antiga Junta de Freguesia de São Mamede de Infesta circunscreve uma realidade sócio-cultural única e irrepetível, um vasto património afeiçoado por muitas gerações de mamedenses que, ao longo dos séculos, foram trabalhando o seu destino comum, produzindo arte, jeitos de falar e de vestir, usos e costumes que distinguem as suas gentes das d qualquer outra realidade sociológica.

O tecido económico, social, cultural, associativo e desportivo de São Mamede de Infesta é muito rico e vastíssimo, merecendo os seus intérpretes estar junto do Poder, como dantes acontecia.

A realidade sociológica da Senhora da Hora é notável e notória, mas não é a mesma de São Mamede de Infesta. Podem ser paralelas, podem até ter aqui e ali um ou outro ponto de contacto, mas são distintas e concorrem, com a sua diversidade, para a riqueza da diversidade nacional.

São Mamede de Infesta precisa de uma atenção exclusiva às questões que vão surgindo, quer pela concentração de população no seu território, quer pelo facto de as mesmas não serem iguais às dos territórios vizinhos, sob pena de perda em eficiência dos serviços prestados à população.

Nós dizemos NÃO a esta União! E tu?


Qual a sua opinião?

Movimento Pela Freguesia de São Mamede de Infesta, para Exmos. Membros da Assembleia de Freguesia e Assembleia Municipal de Matosinhos, Exmos membros do Governo, foi criada por: Movimento Pela Freguesia de São Mamede de Infesta.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
66 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.