Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

II CONSTRUÇÃO DO HOTEL DE 4 ESTRELAS NA ARRIBA LADEADA PELA RUA DOS PESCADORES E RUA DA RIBEIRA EM ALVOR--

Para: Todos a quem interessar

--CONSTRUÇÃO DO HOTEL DE 4 ESTRELAS NA ARRIBA LADEADA PELA RUA DOS PESCADORES E RUA DA RIBEIRA EM ALVOR--
Exmos. proprietários/arrendatários/comerciantes,
Venho por este meio comunicar e sensibilizar V/Exas do projecto que se encontra em fase apreciação com pedido de licenciamento para obra de edificação – Hotel de 4 Estrelas com o número de processo camarário 226/15.
Na presente publicação seguem fotos do terreno destinado ao hotel. Após consulta no DTPU, foi dito que na unidade hoteleira vai constar com 5 (cinco) pisos (2 acima e 3 abaixo da linha da Rua Infante D. Henrique). O hotel vai ter duas entradas, uma pela Rua dos Pescadores, destinada a entrada de viaturas e a outra pela Rua da Ribeira ao lado da ilha ecológica, destinada a escadas de acesso ao hotel (junto aos restaurante A ribeira).
Quem tiver interesse em consultar o projecto no DTPU, poderá o fazer às 2.º feiras partir das 15 horas.
Após projecto aprovado, poderão existir inúmeras consequências concernentes à construção do hotel no decorrer das obras, como por exemplo, a inseguridade das nossas casas no que respeita à solidez da estrutura por causas das vibrações e trepidações causadas pelas máquinas pneumáticas ao trabalhar o solo da arriba.
Como minha e presumo como vossa preocupação, as escavações vão ser significativas para retirar o interior da rocha e a terra da arriba num perímetro de 900 a 1200 metros quadrados por 12 a 15 metros de altura, ladeando as traseiras da casas sitas na Rua Infante D. Henrique, a Rua das Pescadores e a Rua Frederico Ramos Mendes.
Os moradores e os estabelecimentos comerciais vão sofrer grandes prejuízos com o movimento desta construção no coração da vila. Garantidamente, que haverá grande impacto para a população e comerciantes de Alvor, nomeadamente com barulho, máquina de grande porte, vibração e trepidação do solo e levantamento de pó que prejudicará todos os moradores e estabelecimentos comerciais que dependem do turismo. Impossível de estender a roupa e trabalhar de porta aberta.
Outro ponto fundamental é o descanso dos residentes, não residentes e turistas durante todo o ano.
Presumíveis consequências os imóveis:
- Rachas e fissuras nas casas: as rachas e as fissuras poderão só aparecer no final da construção com o abatimento do terreno com as chuvas e o peso da estrutura, excluindo a responsabilidade da unidade hoteleira; Maior risco para as casas com paredes em taipa; Desabamento de terras com as chuvas e com a vibração das máquinas pneumáticas diariamente; Derrocada da arriba; Entre outras.
No dia 2 de Agosto de 2018 pelas 16:30 horas, fica agendada uma reunião na Junta Freguesia de Alvor com todos os residentes e comerciantes da área envolvente para discussão do pedido de licenciamento do Hotel.
A reunião tem como objectivo de travar a construção em benefício da vila, dos moradores e dos comerciantes. Temos ao nosso dispor inúmeras instituições públicas a quem recorrer:
- Junta de Freguesia de Alvor
- Câmara Municipal de Portimão
- Direcção Regional de Cultura do Algarve
- APA-ARH Algarve = Agência Portuguesa do Ambiente e Administração Hidrográfica do Algarve
- Gabinete do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza
- Ministério do Ambiente, Ministério da Cultura e Ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
Esperemos que consigamos a presença de interesses e uma grande colaboração para manter o coração da vila longe de grandes obras e de grandes unidades hoteleiras que poderão prejudicar a nós todos.






Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
290 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.