Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Manuais Escolares Gratuitos no Concelho da Moita

Para: Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Moita, Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal da Moita

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal da Moita
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal da Moita

De acordo com comunicados recentes, o Ministério da Educação enviou uma nota informativa sobre o novo sistema para os encarregados de educação encomendarem e adquirirem os manuais escolares gratuitamente, para o 1º e 2º Ensinos Básicos, ou seja, do 1º ao 6º ano, isto claro que se os seus educandos frequentarem escolas públicas.

A plataforma “MEGA – Manuais Escolares Gratuitos” foi criada para a aquisição dos livros que o Ministério da Educação disponibiliza gratuitamente a todos os cerca de 500 mil alunos, do 1.º ao 6.º ano, que frequentam estabelecimentos de ensino da rede pública.

Como é do vosso conhecimento, a nossa Comunidade é, na sua grande maioria, carenciada. O nível de desemprego e incapacidade para o exercício de uma profissão é elevado. Embora alguma percentagem usufrua do S.A.S.E., nem todos os livros são disponibilizados, pelo que, ainda existem crianças que vão para a escola sem terem todos os livros escolares, ou tão pouco, material escolar.

Esta petição não se trata de tirar responsabilidade aos Encarregados de Educação, de providenciarem aos seus Educandos a melhor educação possível, mas sim, proporcionar a todas as crianças a igualdade na oportunidade de qualificação para um melhor futuro.

Julgo que é do interesse de todos, inclusive de V.Exas., melhorar a nossa comunidade e o seu padrão de vida, e isso começa sempre pela Educação. Vamos educar as nossas crianças dando-lhe as ferramentas necessárias para lutarem por uma vida melhor. E mostrar aos Encarregados de Educação que o futuro dos seus Educandos importa para ao Município e que o mesmo está assegurado, em parte, libertando-os dessa carga tão pesada que nem sempre conseguem concretizar por diversos motivos alheios à sua vontade.

É nesse sentido, que me dirijo junto de vós, para apelar que também no Concelho da Moita, a exemplo do que acontece em outros municípios do país, através das suas políticas contribuam para este esforço coletivo e proporcionem aos alunos, os manuais escolares de forma gratuita. Que os mesmos sejam distribuídos a todos os que frequentam o ensino público no concelho, apelando ao vosso bom senso e à vossa determinação em ver este Concelho um lugar mais próspero e com melhor qualidade de vida.

Vamos juntos, trabalhar para educar as nossas crianças e desviá-las da tentação de um caminho “mais fácil” que é do analfabetismo e abandono escolar, delinquência e morte lenta do conhecimento.

Na confiança de que, a vossa vontade de melhorar o nosso concelho é tão grande quanto a minha, agradeço a atenção dispensada a esta Petição e espero que esta desenvolva os frutos tão desejados por esta Comunidade.

Com os melhores cumprimentos,

Atenciosamente,


Alexandra Maria Cardoso Dias


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
35 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.