Reforma da IURD - Igreja Universal do Reino de Deus

À Exma. Direção da
IURD - IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

PORTUGAL E EUROPA

Tendo em vista a reforma da IURD, vem exigir-se que esta Instituição Religiosa tome medidas para que a tornem numa Organização livre e democrática, nos termos da Constituição Portuguesa e Europeia.

MEDIDAS:
1. Reformulação dos Estatutos, a aprovar por todos os membros da Iurd em Portugal e Europa;
2. Eleições no prazo de um ano para aprovação dos estatutos e eleição dos órgãos sociais;
3. Auditoria a todas as empresas e bens propriedade da Iurd e que estão em nome de terceiros;
4. Registo de todos os bens em nome da IURD;
5. Pagamento dos impostos que sejam devidos ao Estado;
6. Proibição de pedir dízimos, ofertas como a fogueira santa. Os contributos dos fieis serão sempre de livre e espontânea vontade;
7. As receitas das ofertas destinam-se a custear as despesas nos locais de culto, tais como salário do pastor, renda, água, luz e outras despesas de funcionamento. As receitas são depositadas em conta bancária aberta para o efeito no Centro de Ajuda Local. No final de cada mês o pastor presta contas das receitas e despesas. Os excedentes serão aplicados em na ajuda a pessoas carenciadas;
8. Os pastores passam a fazer descontos para a segurança social;
9. Desinvestimento (venda) de templos, cenáculos e igrejas sumptuosas, bem como todos os bens não estritamente necessários ao culto;
10.Com as receitas dos desinvestimentos, indemnizar todos os membros que comprovem, de forma inequívoca, ter sido coagidos psicologicamente a ofertar os seus bens;
11.Formação profissional dos pastores para que possam regressar à vida civil, com um subsídio de reinserção na vida ativa, quando o decidirem;
12. Formação duma nova geração de pastores, com formação escolar e profissional, por forma a poderem exercer uma profissão se decidirem abandonar a obra;
13. Os pastores com filhos terão todo o apoio para que os mesmos possam ter estabilidade e uma educação escolar adequada;
14. Os Centros de Ajuda com funcionamento autónomo, fazem parte da IURD Central;
15. A IURD será assim reformada e passará a dar especial atenção aos necessitados, tais como, refugiados, sem abrigo, desempregados e similares;
16. Será constituída uma direção que prestará contas, depois de auditadas, a todos os membros para que estes saibam como foram aplicadas as suas ofertas e como é gerido o património;
17. Os Órgãos Sociais da IURD Portugal serão eleitos por voto secreto dentre os seus membros.
18. Constituição duma Comissão Administrativa, que fará a gestão, até às eleições e aprovação dos novos estatutos;
19. Todas as irregularidades, entretanto detetadas, serão comunicadas, de imediato, às autoridades competentes para procedimento criminal contra os responsáveis.