EM DEFESA DE JUSTOS PREÇOS E AUMENTOS DOS COMBUSTÍVEIS

Para: Ex.mo Senhor Presidente da República; Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República; Ex.mo Senhor Primeiro Ministro

No ano 2008 a cotação do barril de petróleo superou os 140 dólares por barril, o valor historicamente mais alto, até essa data.
Por essa altura, o preço da Gasolina super 95, rondava 1,50 euros/litro e o gasóleo rodoviário 1,30 euros/litro.

Em Maio deste ano ( 2018 ) a cotação do barril de petróleo ronda os 80 dólares e o preço da Gasolina super 95 já ultrapassa o valor de 1,60 euros/litro e o gasóleo rodoviário 1,35 euros/litro.

Seguindo este raciocínio e caso os aumentos do barril do petróleo sigam a trajectória dos últimos meses e atinjam o valor de 140 dólares semelhante a 2008, podemos vir a pagar nos postos de abastecimento, cerca de 2,80€ por litro de gasolina e 2,35€ por cada litro de Gasóleo.

Perante esta escalada dos preços do crude é de prever que os combustíveis atinjam valores incomportáveis para os Portugueses, principalmente para quem aufere o ordenado mínimo ou reformas baixas, assim como a maioria das micro e pequenas empresas hão-de ver substancialmente reduzidas as suas margens de lucro ou obrigadas a aumentar o preço dos seus produtos, o que irá colocá-las em desvantagem perante os mercados concorrentes de outros Países, com destaque para o país vizinho, onde os preços dos combustíveis são inferiores em mais de 20 cêntimos por litro.

Os Portugueses sabem e, de certa forma, aceitam que os impostos arrecadados pelo governo, por via dos combustíveis, representem uma importante receita para o Orçamento de Estado.
Mas não podem aceitar que o governo se esqueça da frágil condição de vida dos reformados e dos trabalhadores que auferem baixas reformas / ordenados, os quais vivem cada vez mais com enormes dificuldades, assumindo os custos dos combustíveis a sua quota-parte nessa situação porque, na maioria dos lares, os veículos são um meio de transporte imprescindível, no dia-a-dia, desses Portugueses, socialmente fragilizados.

Pelo acima exposto, os signatários desta Petição Pública vêem requerer que seja realizado um amplo e profundo debate, na ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, sobre os preços e constantes aumentos dos combustíveis e em resultado desse debate se encontrem formas de moralizar esses aumentos ou se promova uma melhor e eficaz regulamentação dos preços pagos pelos consumidores nos postos de abastecimento, evitando-se que lobbies, sem escrúpulos, possam especular sobre este imprescindível produto para os Portugueses e continuem a enriquecer, pondo em causa a economia produtiva do País e a dignidade de vida de largas centenas de milhares de cidadãos.

Esta petição foi criada em 19 maio 2018