Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Reestruturação e organização dos parques para motociclos e ciclomotores

Para: Direção Regional dos Transportes e Câmara Municipal de Ponta Delgada

Exmo. Senhor Presidente da Direção Regional dos Transportes

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada


Nós, todos os condutores de motociclos e ciclomotores, vimos por este meio solicitar a Vossa atenção neste pedido de reestruturação e organização dos parques destinados aos mesmos em Ponta Delgada.
Com o passar dos anos temos vindo a verificar um aumento significativo de novos utilizadores de motociclos e ciclomotores, no entanto as condições oferecidas aos mesmos não têm acompanhado essa evolução e esse mesmo crescimento.

Note-se que a utilização do motociclo e ciclomotor por ser um veículo de reduzidas dimensões apresenta variadíssimas vantagens tais como, evitar o congestionamento das vias garantindo assim uma maior fluidez do trânsito, maior mobilidade num menor espaço de tempo e apresenta uma mais-valia no impacto ambiental por apresentar menores emissões de gases poluentes.

Salientamos ainda que nos dias de hoje, e cada vez mais, os utilizadores de automóveis viajam sozinhos, o que significa que apenas uma pessoa utiliza um lugar de estacionamento. Comparando o mesmo lugar de estacionamento do automóvel com as mesmas medidas mas destinado a estacionamento de motociclos e ciclomotores, este poderá ser ocupado por até sete motociclos ou ciclomotores o que representa um maior aproveitamento de espaço pois serão até sete pessoas a usufruir de estacionamento ao invés de apenas uma.

Com o crescimento do turismo também se pode constatar que as rent-a-cars aumentaram o número de motociclos e ciclomotores disponíveis para aluguer, o que é uma mais-valia do ponto de vista económico e de desenvolvimento na região, no entanto acaba por saturar ainda mais os parques existentes pois estes utilizadores acabam por não estacionar nas respetivas unidades hoteleiras.

Em consequência dos parques destinados encontrarem-se sempre lotados, os vários utilizadores muitas vezes estacionam em cima do passeio em lugares que não comprometem ou embaracem a segurança dos peões, no entanto geralmente deparam-se com notificações de infração da PSP por estacionamento em local indevido. Saliento que em 2017 foram várias as notificações de infração aplicadas a utilizadores de motociclos e ciclomotores e inclusive de rent-a-car, transparecendo deste modo um enorme desagrado de quem nos visita pela falta de flexibilidade por parte das autoridades locais para com estes veículos contrariamente ao que se verifica nas grandes cidades da Europa.

Sendo assim, citando a missão presente na página oficial do Governo dos Açores “À Direção Regional dos Transportes cabe, fundamentalmente, contribuir para a definição e execução das políticas regionais nas áreas dos transportes aéreos, marítimos e terrestres, em especial reforçar o potencial das mesmas e respetivas infraestruturas, por forma a aumentar a competitividade da economia açoriana, melhorar a acessibilidade de pessoas e bens e reforçar a coesão regional.

Somos, assim, um organismo que executa políticas com o intuito de tornar o sistema de transportes regionais mais eficaz, em condições de regularidade e preço, e competitivo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos açorianos e da competitividade das empresas regionais.

Hoje estamos perante um patamar de exigências que nos motivam a continuar o nosso trabalho de melhoria do sistema de transportes dos Açores, manifestando a nossa total disponibilidade para acolher as vossas opiniões e sugestões.”.

Considerando o supramencionado, vimos por este meio apelar a que seja estudada uma solução breve para este problema que tende a aumentar de dia para dia, se possível em conjunto com os utilizadores para que sejam averiguadas as reais dificuldades dos mesmos ou através dos Clubes Motards existentes.

Existem espaços, principalmente no centro histórico da cidade de Ponta Delgada que são amplos e que não têm aproveitamento que poderiam ser utilizados de modo ordenado e legal para usufruto destes veículos contando apenas com a boa vontade de reestruturar e organizar os parques sem que seja necessário despender-se verbas.

Agradecemos desde já a atenção e o tempo dispensado.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
74 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.