Futre a Presidente do Sporting Clube de Portugal

Para: Exmos. Sócios do Sporting Clube de Portugal

Paulo Jorge dos Santos Futre (Montijo, Montijo, 28 de fevereiro de 1966) é um ex-jogador de futebol português, considerado um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos. É sócio e adepto do Sporting CP.Foi um dos poucos jogadores que jogaram nos "três grandes" do futebol português (Sporting, Porto e Benfica). Em 1987, ficou em 2.º lugar na premiação de melhor jogador do mundo (prêmio chamado Ballon d'Or na época),perdendo apenas para Ruud Gullit.

Nasceu em Montijo. Formado no Sporting Clube de Portugal (na sua primeira época como profissional aos 17 anos esteve perto de ser emprestado à Académica de Coimbra, mas a direção do clube de Alvalade optou por mantê-lo na equipa) e após incompatibilidades com a direção leonina (depois de pedir um aumento no ordenado), transferiu-se para o Futebol Clube do Porto, onde em três épocas se notabilizou e viria a conquistar dois campeonatos portugueses e uma Taça dos Campeões da Europa, com notável exibição diante do Bayern Munique, segundo os cronistas da época.[2]

Em 1987 transferiu-se para o Atlético de Madrid, naquela que foi para a época, a maior transferência do futebol português. Não conseguiu o sucesso desportivo que desejaria, mas em termos individuais tornou-se num dos grandes símbolos de sempre do clube.

Cinco anos e meio depois de ingressar na Espanha, onde conquistou duas Copas do Rei, Paulo Futre regressaria ao futebol português, agora para representar o Benfica numa polémica transferência paga com dinheiros públicos da RTP[3] quando dias antes o próprio havia prometido o seu regresso ao Sporting. Ao serviço das águias conquistou uma Taça de Portugal.

Problemas de ordem financeira levaram-no a sair prematuramente do clube, transferindo-se para o Olympique de Marselha. A partir daqui, a carreira de Futre entra em declínio. Gravíssimas lesões levam-no a ter períodos de meses de inatividade, sendo forçado a terminar a carreira antes do desejado.

Depois da fracassada experiência na França, Futre ainda passou pelo futebol italiano,Reggiana e AC Milan, e o inglês West Ham, nunca atingindo os patamares exibicionais que o notabilizaram.

Em março de 2011 Paulo Futre voltou ao centro das atenções, quando, durante uma ação da candidatura de Dias Ferreira à presidência do Sporting Clube de Portugal, apresentando-se como responsável pela contratação do "melhor jogador chinês da atualidade", e da criação de departamento no Sporting para o mesmo. Esse suposto departamento seria ainda responsável pela vinda de charters de chineses "todas as semanas" para assistir a jogos do Sporting.[1] Esta gaffe tornou-se muito popular em Portugal.[4] O vídeo da conferência de imprensa tornou-se viral, transformando o ex-jogador num autêntico fenómeno de popularidade, passando a aparecer desde então em programas de televisão, anúncios, filmes, telenovelas, videoclips, conferências, promoções e eventos e até dando voz a desenhos animados. Uma dessas participações deu-se em 2011, como ator na novela Laços de Sangue onde, fazendo de si próprio, entrou na candidatura de Armando Coutinho à presidência do Ribeirense Futebol Clube, sendo Paulo Futre o diretor desportivo da equipa.