Petição para a Regularização do valor da Bolsa do programa "Estagiar U"

Para: Ex. Sr. Presidente do Governo dos Açores

Por este meio, pedimos a sua especial atenção e intervenção em relação à alteração que foi feita recentemente no programa "Estagiar U", promovido pelo Governo dos Açores, que recentemente recebeu uma redução em relação ao valor da bolsa que é atribuída ao nossos estudantes Universitários Açorianos que participam neste estágio.
O valor da bolsa que normalmente é de aproximadamente 609 euros foi reduzido para 304.5 euros (METADE!). Tendo em vista que, os participantes no estágio irão trabalhar durante um mês inteiro, com horários fixos e bem definidos. Esta redução não faz sentido, isto é praticamente "Cuspir em cima dos Açorianos", e demonstra uma grande despreocupação para com o futuro. Os estudantes têm de ter pelo menos a garantia do ordenado mínimo, dado que o estágio visa em simular a inserção dos estudantes na sociedade como trabalhadores.
É com reduções deste tipo, que os Açores estão cada vez mais a tornar-se, uma região envelhecida e com falta de oportunidades.
Estes estágios fornecem inúmeras oportunidades de vida aos estudantes que são extremamente importantes, mas ninguém é escravo de ninguém.

Dado a esta grande incongruência, pedimos, nós Açorianos, Portugueses, que reponham o valor que era atribuído em anos anteriores ou até mesmo um valor que se demonstre mais justo, e não esta miséria de 300 euros.

Os estudantes de hoje, são os trabalhadores de amanhã. Para que estes sejam competentes temos de ser nós a conduzi-los para um futuro onde existia competência.

Esta petição foi criada em 28 abril 2018