Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Contra a tortura animal! Diz não à “Vaca das cordas”!

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mo Senhor Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima

Contra a tortura animal! Diz não à “Vaca das cordas”!

“A vaca das cordas”, na realidade é um touro, acontece ano após ano em Ponte de Lima, este ano a 30 de maio consistindo numa violação profunda da dignidade do animal usado como um objeto para cumprir um ato de pura violência gratuita com fins recreativos para os presentes.


A “tradição” da Vaca das Cordas obriga a que o animal saia para a rua pelas 18 horas conduzido por cerca de dezena e meia de pessoas e preso por duas cordas, depois é encaminhado à Igreja Matriz e preso à janela de ferro da Torre dos Sinos, onde lhe administram um banho de vinho tinto da região. Após o “ritual”, o animal amarrado é levado para o extenso areal da vila. Neste espaço, o touro continua preso e é atiçado por várias centenas de pessoas promovendo elevados níveis de stress, a par de fomentar o seu instinto de defesa e atroz sofrimento.

Repugnamos a 100% este evento traduzido numa agressão gratuita, que mostra como um ser racional pode ser egoísta ao ponto de não ter compaixão por alguém, que como ele sente.

Esta atrocidade, datada época medieval retrata uma lenda sobre a referida Igreja Matriz, no passado um templo pagão, onde se venerava uma deusa sob forma de vaca. Quando o templo pagão foi transformado em igreja pelos cristãos, a imagem bovina da deusa foi retirada, presa por cordas arrastada até serem completadas três voltas ao templo e depois arrastada pelas ruas da povoação. O evento foi interrompido em 1881, mas retornou em 1922 ininterruptamente até aos dias de hoje.


Será racional continuar em 2018 a promover o sofrimento do outro? É urgente parar com eventos onde se fomenta o especismo. Os animais não podem continuar a ser usados para fins de entretenimento.


Anonymous for the voiceless-Norte

Braga para Todos

Direct action everywhere -Norte

VeganHood


Qual a sua opinião?

Contra a tortura animal! Diz não à “Vaca das cordas”! , para Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Ex.mo Senhor Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima foi criada por: Anonymous for the voiceless-Norte,Braga para Todos,Direct action everywhere -Norte, VeganHood.
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2.898 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.