Petição para a implementação do voto electrónico

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Primeiro Ministro,

Petição Nacional para Introdução do Voto Eletrónico

O Nós, Cidadãos! reivindica o voto eletrónico para todos os portugueses. Numa primeira fase poderá existir o voto presencial, o voto por correspondência e o voto eletrónico. Posteriormente abolir o voto por correspondência, mantendo o voto presencial e eletrónico.
O Nós, Cidadãos! considera que um cidadão que, por motivos de força maior, esteja ausente da área de residência, não ficará impedido de exercer o seu ato de cidadania. Simultaneamente, um cidadão que esteja hospitalizado, com problemas de mobilidade ou com falta de transporte, não ficará impedido de votar.
Com a introdução do voto eletrónico, pretendemos ainda o aumento da participação eleitoral, contrariando o nível de abstenção das últimas eleições autárquicas e legislativas de aproximadamente 50% .
Porém, há que garantir requisitos de segurança, a saber antes de acontecer qualquer eleição com sistema de voto eletrónico, terá de haver um registo prévio dos eleitores/votantes. O principal objetivo deste processo é a construção de uma lista eleitoral pelas autoridades eleitorais e o fornecimento a cada eleitor do seu certificado digital e da sua password, o que irá permitir a cada eleitor votar com a máxima segurança.

Pelo Bem Comum
Nós, Cidadãos! Portimão