Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição a favor da defesa das USF – pela saúde dos portugueses

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

«USF PARA TODOS – SAÚDE PARA TODOS OS PORTUGUESES»

Fim de quotas para USF!

O modelo USF (Unidades de Saúde Familiar) tem demonstrado, ao longo destes 10 anos, a sua mais-valia para o cidadão e para o SNS (Serviço Nacional de Saúde).

As USF oferecem:
- Uma equipa de saúde familiar
- Ausência de utentes sem médico de família
- Mais acesso qualificado sem filas de espera
- Consultas programadas a tempo e horas ao longo do ciclo de vida
- Melhores cuidados na doença aguda e crónica
- Mais eficiência com diminuição das idas às urgências e menos internamentos hospitalares

As USF garantem também:
- Planeamento de atividades em função de objetivos e ganhos em saúde
- Avaliação contínua e transparência
- Utilizadores informados e envolvidos
- Investimento na formação contínua dos profissionais

A implementação do modelo USF produziu uma notável alteração na realidade dos cuidados de saúde primários (CSP) em Portugal, com um impacto que transcende as próprias USF e a população nelas inscritas, pelo efeito catalisador que teve sobre todas as unidades prestadoras de cuidados de saúde. Temos agora utentes e profissionais mais satisfeitos, mais e melhores cuidados e mais eficiência. Os resultados obtidos pelas USF nas várias áreas contratualizadas e todos os estudos que têm vindo a ser realizados demonstram isto mesmo.

No entanto, esta realidade não é ainda a realidade do país, dado que 40% dos portugueses não usufrui deste modelo de prestação de cuidados, facto gerador de iniquidades importantes e desigualdades.
Acresce a este problema o forte desinvestimento verificado nos últimos anos na implementação do modelo, sendo a face mais visível deste desinvestimento, a não criação de USF de modelo B no ano de 2017 e 2018.

Assim, pela saúde dos portugueses e pela sustentabilidade do SNS, urgem medidas legislativas que acabem com as quotas para novas USF, apoiem a criação de novas USF e eliminem as quotas à evolução para USF de modelo B.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2.016 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.