PETIÇÃO PARA UM PLANO PARA UMA GESTÃO ÉTICA DA POPULAÇÃO DE POMBOS EM OEIRAS

Para: Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais

As/os cidadãs/os abaixo assinadas/os, vêm, por este meio, expor a preocupação com o aumento das populações de pombos e, com base nela, propor o seguinte:

É possível efetuar um controlo eficaz da população de pombos de forma ética e consciente, peticionamos por isso à autarquia de Oeiras o desafio de substituírem os métodos habituais de abate pela multiplicação em todo o concelho de pombais contracetivos.
Os pombais contracetivos são estruturas de reprodução artificial e constituem um método de controlo populacional de pombos cada vez mais difundido na Europa. O conceito foi introduzido na década de 70 e é denominado Artificial Breeding Facilities (ABFs). O objetivo principal é controlar a população de pombos de forma ética, eficaz, sustentável, ecológica e económica, sem necessidade de recorrer a técnicas letais, reduzindo, desta forma, os problemas relacionados com a presença dos pombos em ambientes urbanos. Pretende-se com estes pombais promover o conforto, segurança e condições que permitam atrair os pombos a nidificar, através da oferta de alimento, água e sombra, permitindo-lhes usufruir de voos livres pelo concelho de Oeiras e retornando ao pombal sempre que queiram para se alimentarem e chocarem os ovos. É-lhes proporcionado assim um lar permanente onde irão passar a maioria do seu tempo e construir aí os seus ninhos.
O objetivo proposto com estes espaços adaptados é garantir a retirada dos ovos, 2 a 3 dias após a postura, antes de haver a formação do embrião (pombo), efetuando a substituição de ovos por ovos artificiais – em gesso, ou plástico – evitando, assim, o nascimento de novos espécimes de forma descontrolada, prevenindo assim mais nascimentos. Este método representa vantagens a nível de custos, de enquadramento paisagístico e de higiene. Uma vez concentrados no pombal para nidificar e comer, as aves não irão mais procurar parapeitos ou telhados de casas e monumentos.
Pretendemos ver implementados pombais contracetivos por todo o Concelho de Oeiras e não apenas como protótipos em alguns pontos do Concelho, ter um, dois ou três pombais em todo o Concelho, representa apenas mais uma despesa sem quaisquer resultados práticos. Para se conseguirem obter resultados é fundamental a instalação destas estruturas em todo o concelho.

Com os melhores cumprimentos,

PETIÇÃO PARA UM PLANO PARA UMA GESTÃO ÉTICA DA POPULAÇÃO DE POMBOS EM OEIRAS, para Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais foi criada por: Os gatos de Oeiras também comem.
Esta petição foi criada em 24 Março 2018