Comissão de Protecção ao Idoso

Para: Presidência da República, Primeiro Ministro, Governo de Portugal, Membros do Parlamento, Público em Geral

Há muito que está à vista a forma como "destratamos" os nossos idosos.
Abandonados pela família - que se demite das suas raízes e responsabilidades e, vergonhosamente abandonam e não querem saber dos seus progenitores ou familiares
Depositados em lares ilegais, na sua grande maioria, onde são tratados como bichos, sem qualquer protecção, defesa e, sobretudo, sem VOZ para se fazerem ouvir.
Abandonados à sua sorte, em casa, sózinhos sem qualquer tipo de apoio e à espera da morte, sem qualquer receio, pois sentem que mais vale partir do que viver no inferno que vivem.
Vítimas de maus tratos físicos, emocionais pelos familiares e/ou instituições.
De acordo com um estudo europeu, Portugal está na rectaguarda nesta área e urge tomar medidas para que seja, de uma vez por todas, invertida esta situação degradante que todos sabemos que existe, e continuamos a assobiar para o lado.

Assim, pretende esta petição dar voz a todos estes indivíduos para que sejam tratados com a maior das dignidades e que possam envelhecer num ambiente DIGNO, com apoios e medidas que visam o bem estar fisico e emocional destes cidadãos, tão desconsiderados pelos sucessivos governantes.

Esta petição visa a criação de uma Comissão de Protecção ao Idoso, a exemplo do que existe para as crianças e jovens (CPCJ), que terá como missão principal a defesa superior do indivíduo idoso. É necessário colocar este assunto na agenda política pelo que solicitamos que assinem a mesma para que possamos suscitar o debate com os responsáveis, de forma a prosseguir com o objectivo final.

Contamos consigo, contem connosco porque só não são ganhas as batalhas em que não nos envolvemos !

Esta petição foi criada em 20 Março 2018
1.552 Pessoas