Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Proteger a cidade de Lisboa dos Carteiristas e Vendedores de 'Drogas' falsas

Para: Camara Municipal de Lisboa

Exmos. Senhores,

Vimos ao vosso contacto para denunciar 2 problemas reais que acontecem diariamente no centro da cidade de Lisboa e que péssima impressão deixam a quem visita esta lindíssima cidade.

Não vimos só em nosso nome, enquanto cidadãos, enquanto organização, mas enquanto representantes da nossa cidade.

2 Cenários degradantes na cidade de Lisboa
1) A abordagem constante de indivíduos a venderem imitações de substâncias ilícitas na zona do Rossio e do Bairro Alto - são dezenas de indivíduos que nos abordam vária vezes ao dia com o pretexto de vender drogas aos turistas e locais, mas não passam de substitutos semelhantes ao olho, mas substâncias legais.. o que torna a prática um não-crime!
Queremos a penalização desta prática, queremos soluções por parte de quem governa a cidade.

2) O aumento exponencial de actos de carteiristas no centro da cidade, em que muitas queixas não são realizadas no local, pois são turistas de curta estadia.
Hoje em dia já não é só nos eléctricos que eles se encontram, podem-se ver às dezenas de pessoas a assaltarem quem passa, e é um terror para os turistas, o público-alvo desta estirpe.


Vimos apelar aos lisboetas já após ter contactado todas as entidades responsáveis e sem nada conseguirmos obter...

Contactámos as respectivas esquadras policiais (PSP no local - Rua da Prata, Bairro Alto e Rua da Palma), que nada podem fazer pois têm as pessoas identificadas mas não conseguem agir...

De seguida contactámos a Polícia Municipal que diz não ter jurisdição sobre a prática de crimes.

Fomos também ao contacto do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, a fim de tentar esclarecer estes 2 problemas que incomodam qualquer pessoa que esteja no centro da cidade e que se depara com este problema e que está a vista de todos que não está controlado...

Neste momento, em cada 2 passeios turísticos da Discover Lisbon, tem havido um assalto, nós temos cerca de 50 pessoas por dia nas nossas tours e os assaltos de 2018 estão a ser uma constante preocupação.
Tivemos 46 queixas desde 1 de Janeiro de 2018 apenas em pessoas nos nossos passeios.

A polícia diz que sabe quem são os carteiristas mas que ou a lei os defende ou não os conseguem deter em flagrante delito.

Por outro lado na praça do Rossio durante o dia e no Largo de Camões à noite, os guias e os nossos clientes/turistas são constantemente abordados por pessoas a tentarem vender drogas ilegais que deixa uma péssima imagem da nossa cidade.
Existiram já vários movimentos de cidadãos a tentar despejar estes vícios do centro da cidade, mas ele continua e em 2018 está mais incomodativo e a criar uma péssima imagem a uma cidade que se quer mostrar internacionalmente.

Os assaltos costumam decorrer em:
- pátio dom fradique
- escadinhas de são Cristovão
- miradouro chão de loureiro
- costa do castelo
- acesso ao castelo
- miradouro portas do sol
- miradouro santa luzia
- rua dos remédios / largo do chafariz de dentro
- Rua da conceição
- Sé de Lisboa

Os indíviduos que vendem cópias de drogas ilícitas costumam estar em:
- Largo do Camões entre as 21:00 e as 24:00 e pelo bairro alto nas várias esquinas (onde existem câmaras de vigilância)
- Praça do Rossio entre as 9:30 e as 17:00

Pedimos uma resposta ou uma acção célere.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
16 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.