Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo alargamento da vacina contra o HPV a rapazes no programa nacional de vacinação

Para: Exmo. Senhor Presidente da República; Exmo. Senhor Primeiro Ministro; Exmo. Senhor Ministro da Saúde; Exma. Senhora Directora-Geral de Saúde; Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República

A infecção pelo Vírus do Papiloma Humano é tão frequente que estima-se que cerca de 75% das mulheres e homens sexualmente activos venham a ter, pelo menos, uma infecção por HPV em determinada altura da vida.
Este vírus não afecta apenas mulheres, sendo responsável nos homens por vários tipos de cancro.
Em Portugal a vacinação para o vírus do HPV está disponível para vacinação universal de rotina apenas para raparigas.
Ora sendo que rapazes e raparigas têm e/ou terão uma vida sexual activa, os riscos de contrair o vírus são grandes, e a probabilidade maior em caso de não vacinação.
Numa altura em que tanto se debate a igualdade de género, neste aspecto os rapazes são alvo de descriminação atendendo que as probabilidades de contraírem a doença são as mesmas que as raparigas.
Não faz por isso sentido que apenas as raparigas tenham direito à vacinação gratuita quando ambos os géneros correm risco de infecção pelo vírus do HPV.
A CRP consagra que todos os cidadão são iguais perante a lei e que todos têm direito à saúde cabendo ao Estado garantir o acesso de todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica, aos cuidados da medicina preventiva, curativa e de reabilitação.
Garantido apenas a vacinação gratuita de raparigas, excluindo os rapazes o Estado está a cometer uma discriminação de género.

Assim, os signatários da presente petição, pela igualdade de género, e atendendo que devido ao elevado custo que impossibilitam o recurso da maioria dos jovens de sexo masculino à vacinação para a infecção pelo vírus do papiloma humano, requerem a V. Exas. que se estenda a vacinação universal gratuita da vacina para o HPV também aos rapazes tal como já sucede para raparigas.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
146 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.