Paços do Concelho

Para: Exmo. Sr. Presidente da Camara Municipal de Braga

Dr. Ricardo Rio

Perante a perspetiva da abertura dos Paços do Concelho para a recepção à comitiva do Sport Lisboa e Benfica, enquadrada na inauguração oficial das novas instalações do Benfica em Braga, vimos por este meio manifestar o nosso desagrado e total repúdio, bem como exigir que essa acção seja reconsiderada privilegiando o respeito que os bracarenses, o Sporting Clube de Braga e os seus sócios e aficionados merecem.

Os Paços do Concelho da cidade de Braga têm sido naturalmente ao longos dos tempos um local emblemático e simbólico da união dos bracarenses em torno do maior e mais representativo clube da região: o Sporting Clube de Braga. É lá que a cidade se une para celebrar os feitos desportivos do nosso clube, em momentos que extravasam claramente a mera vertente desportiva e somam substancialmente para a identidade social e cultural da nossa região. É inegável o contributo que o clube tem tido para o fortalecimento e enraizamento da identidade da cidade, tornando-se ele próprio um símbolo que os bracarenses orgulhosamente ostentam, materializando uma relação cada vez mais forte e sustentada entre a cidade e os seus habitantes. Não é exagero nomear o Sporting Clube de Braga como um dos principais embaixadores do município.

É para nós, este grupo de bracarenses, associados e aficionados do Sporting Clube de Braga uma afronta e um acto de traição ao Clube e às gentes da cidade este acto de vassalagem injustificada a um clube de Lisboa. Acreditamos que o papel da Camara Municipal de Braga é estar ao lado dos seus cidadãos e das instituições que dignificam e engrandecem o nome da cidade. É essa crença que nos faz catalogar este putativo acto como completamente inusitado e contrário aos interesses desportivos de curto, médio e longo prazo do nosso clube.

Na nossa perspectiva este momento de recepção à comitiva do Sport Lisboa e Benfica nos Paços do Concelho, é uma acção de clara promoção a uma colectividade de um outro município que não o nosso e por isso totalmente desenquadrada dos interesses e desejos da população e instituições da cidade. Promover uma cerimónia comemorativa de um clube sem qualquer ligação a Braga, que em nada contribuiu para o seu desenvolvimento desportivo ou afirmação internacional, é uma afronta aos mais básicos interesses e objetivos do maior clube da cidade e, consequentemente, dos bracarenses.

Não queremos que este manifesto seja visto como uma visão fundamentalista, no entanto quem vive o fenómeno desportivo nacional sabe que os clubes como o Sporting Clube de Braga têm permanentemente que lutar contra as desigualdades que a comunicação social e as entidades governativas e desportivas nacionais promovem a favor dos 3 clubes ditos grandes. Esta é uma batalha desportiva e identitária que tem sido muito desigual dentro e fora do campo.

Os fiéis bracarenses de longa data sabem quanto custou fazer este caminho de cultivar junto dos mais novos o amor incondicional ao SC Braga, e por isso não podemos aceitar que seja precisamente o maior representante institucional de Braga a fomentar outras cores e promover a afirmação na nossa cidade de outros clubes estranhos à nossa região e à nossa identidade.

Não obrigamos obviamente o presidente da Câmara a amar como nós o clube da sua cidade, mas é seu dever respeitá-lo. Se o Dr. Ricardo Rio insiste na realização desta cerimónia que o faça numa sede isenta, que não envergonhe os habitantes da cidade e os sócios e aficionados do Sporting Clube de Braga.

Este manifesto serve para afirmar que jamais aceitaremos de ânimo leve que a mais nobre sala da cidade seja palco para tamanha provocação.