1000 Assinaturas pela restauração , freguesias de Vaqueiros e Casével

Para: Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República , Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Santarém

Os cidadãos e amigos das freguesias seculares de Vaqueiros e Casével, abaixo assinados, residentes e não residentes, conhecedores do verdadeiro tormento provocado pela reforma administrativa nas freguesias descritas ,apelam uma vez mais a Assembleia da República e a Assembleia Municipal de Santarém a emissão de pareceres favoráveis a restauração destas duas freguesias, conscientes que a revisão do processo da reorganização territorial autárquica está em curso de acordo com o que foi assumido recentemente pelo governo, logo a reabertura do processo passará inevitavelmente por estes dois órgãos do poder. Passados mais de quatro anos da implementação desta reforma, é agora mais notório o erro cometido na agregação destas freguesias, exige-se por isso a reparação do erro com a correspondente restauração, respeitando as deliberações ocorridas no último mandato da assembleia de freguesia da união e as diversas manifestações da população, mas também o compromisso e o reconhecimento a nível local pela maioria dos partidos políticos concorrentes nas ultimas eleições autárquicas em Santarém, P.S. Bloco de esquerda, PCP, PEV e P.S.D local de Casével – Vaqueiros, deverá ser considerado ainda o contributo que cada uma das Juntas de freguesia com o apoio da população, o cumprimento de protocolos de descentralização de competências do município de forma exemplar tiveram no crescimento e desenvolvimento das freguesias de Vaqueiros e Casével nos últimos quarenta anos, com criação de equipamentos colectivos, manutenção do património, defesa do ambiente, criação de todas as infra-estruturas básicas. A distância de 25km,relativamente a sede de concelho, a separação física das freguesias e a identidade diferenciada de cada uma delas, deverá ser de igual modo tido em conta. A restauração das freguesias com a instalação dos seus órgãos próprios democráticos e representativos de cada população é claramente necessária e indispensável para contrariar a desertificação, recuperando o que foi perdido em termos de serviços e ou criando outros a fim de evitar a decadência e garantir o futuro destas terras porque a população que aqui apostou no seu futuro merece.

Esta petição foi criada em 11 Fevereiro 2018