Contrato de 18 anos para Militares, sem esquecer os Ex Militares

Para: Ministério da Defesa Nacional

Exmo. Sr. Ministro da Defesa José Alberto Azeredo Lopes, desde já os meus Parabéns pela decisão do aumento de tempo de serviço dos Militares em regime de voluntáriado e contrato dos 3 ramos das FA.
Venho por este meio requerer o seguinte,
Em nome de todos os Ex Militares que cumpriram serviço as Forças Armadas Portuguesas, solicito que na sua proposta de porrogação contratual, seja possivel incluir os Ex Militares que tenham como especialidades funções como, exemplo : Condutores C+E e D, Manobradores de equipamento pesado, Mecânicos auto, canalisadores, carpinteiros, cozinheiros, etc.
Estes Homens e mulheres, serviram as Forças Armadas, e muitos deles obteram as formações acima descritas dentro das Instituições Militares, a maioria não tem mais de 30 anos de idade e ainda se sentem capazes mentalmente e fisicamente para as funções até a bem pouco tempo atribuidas.
Relembrar ainda que já têm a experiência e audácia que estes novos Militares não têm, e os custos das formações seriam redobrados.
Não esquecer Militares graduados, a maioria com formação Académica Superior, que poderia ser útil a longo prazo em formações, educação fisica, línguas, instrução Militar, etc
Mais que isto, é o facto da adaptação a vida civil ser bastante dificl, após 7 anos de serviço Militar.
Falo por mim e pela maioria, gostava imenso de poder voltar a vida Militar, gostaria muito de poder fazer parte da grande Familia o Exército Português, de acordar pela manhã e poder vestir a Farda que tanto temos orgulho!
Solicito ao Sr. Ministro, que não se esqueça de todos nós ainda jovens, que gostamos de fazer parte novamente das Forças Armadas.
Pois a oportunidade deve ser dada a quem realmente a quer e não aos que ficam por não ter oportunidades no mundo civil.
Esta oportunidade deve ser dada aqueles que realmente ainda hoje levam na vida civil os valores por estas Instituições transmitidos.
A solução poderia passar pelos que já cumpriram 6 anos, só poderiam cumprir mais 12 anos de serviço, e só poderia regressar quem tenha cumprido os deveres Militares na sua totalidade, com classe de comportamento exemplar e referências positivas do CMDT da unidade onde cumpriram serviço. Além claro, dos exames médicos e complementares necessários para as funções Militares.
Também deveriam demonstar em entrevista pessoal o motivo pelo qual desejam voltar.

Obrigado pela sua atenção Sr. Ministro- J.Lopes

Com os melhores Cumprimentos,