Petição Ligar a Margem Sul e o Parque das Nações

Para: Transtejo; Soflusa

Não sei se estão recordados, mas durante e após a Expo 98 houve ligação direta, de barco, entre a margem sul e o Parque das Nações.
Esta viagem era agradável, barata e acima de tudo muito rápida (menos de 30 minutos)!

Infelizmente na altura, havia poucas empresas no Parque das Nações e, supostamente, por razões de rentabilidade a ligação foi cancelada.

Passados quase 20 anos a realidade é completamente diferente e, uma grande parte do tecido empresarial está situado na zona do parque das nações!

Empresas como a Vodafone; CTT; Huawei; NOS; Novabase; Techdata; Altran, Centro Comercial Vasco da Gama; diversos hotéis e restaurantes, o Campus de Justiça, entre muitas outras…empregam centenas de pessoas da margem sul!
Pessoas essas que fazem entre 50Km e 100km diários para vir trabalhar, perdem praticamente 3h do seu dia em deslocações ou paradas na ponte! Não tem um único transporte direto para o Parque das Nações (com exceção do Montijo e Alcochete, se não estou enganado).

Acho que é hora de se voltar a por este assunto em cima da mesa e “lutar”, pelo menos, para que seja feito um estudo para aferir a viabilidade económica de restabelecer esta ligação (aumentar preços, começar com nº limitado de travessias, etc.).

Não tenho duvida que a grande maioria das pessoas está disposta a trocar o carro e as 3h de transito e/ou transportes combinados, por uma agradável travessia de ~30m.
Para além da melhoria da qualidade de vida que esta medida pode trazer para quem trabalha nesta parte de Lisboa, temos também a questão ambiental que não pode ser esquecida. Reduzir o nº de carros que entram em Lisboa e reduzir as emissões CO2, é outra boa razão para que se avalie a possibilidade de reativar esta ligação fluvial.

Sendo a Transtejo uma empresa que se vê como "transporte público pretende integrar um sector de serviços flexível, orientado para o cliente.”, não podem deixar cair este pedido que vai muito além da orientação para o cliente...vai de encontro ao bem estar da população e, acima de tudo, mostraria uma enorme responsabilidade social!

Em tempos falou-se na construção de uma 3ª ponte sobre o Tejo, para ligar o Barreiro e o Seixal a Lisboa...não é preciso mais uma ponte, basta que nos ajudem a ativar um meio de transporte eficiente e direto, que ajuda a ligar as 2 margens em menos de 30m!

Obrigado

Esta petição foi criada em 02 Janeiro 2018