Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

NÃO À DESCARACTERIZAÇÃO DO CENTRO DE SANTO TIRSO

Para: Exmo Sr Presidente da Câmara de Santo Tirso

Sob o pretexto de “…aumentar a utilização do espaço por parte da população…” e “…reduzir as emissões de carbono nos centros urbanos e o incentivo do uso da bicicleta e dos transportes públicos…”, a Câmara Municipal de Santo Tirso prepara-se para sujeitar o Largo Coronel Baptista Coelho e a Praça Conde de S. Bento a obras profundas alterando drástica e irreversivelmente a traça que as caracteriza. A Câmara diz ainda que “…o objetivo é que as obras sejam executadas já em 2018”.

Estes dois espaços representam hoje, para grande parte da população de Santo Tirso e para quem, vindo de fora, os visita, a imagem icónica da nossa terra. FAZEM PARTE DA NOSSA IDENTIDADE.

Eliminação do trânsito automóvel, criação de ciclovia e ELIMINAÇÃO DOS JARDINS, são algumas das principais consequências desta intervenção.

O texto de apresentação do projeto, visível no website da Câmara, recorre à exaustão ao termo ‘sustentabilidade’. Em nome deste conceito – tão velho como o tempo mas muito usado hoje como se fosse uma novidade - o projecto propõe acções de descaracterização que permitam “…aumentar a utilização do espaço… “ pois considera ser essa a atitude acertada para “…responder positivamente ao aumento da procura…”.

Ou seja, se um espaço é muito procurado pelas suas características, gerando um ponto de stress, há que modificá-lo para admitir ainda mais pessoas – e mais stress - mesmo que para isso seja necessário descaracterizá-lo nos aspectos que motivavam a dita procura !!!

Para se manter um espaço sustentável, é necessário protegê-lo mantendo a sua integridade e identidade, e assegurar que a sua funcionalidade, ao invés de o prejudicar, ajuda-o a sobreviver e a se reforçar. Não faz qualquer sentido destruir um espaço em nome da sua sustentabilidade!

Uma cidade sustentável é uma cidade que procura evitar a criação de pontos de stress, acumulação exagerada de actividade com o consequente desgaste e pressão ambiental, tanto pela poluição atmosférica como pela poluição sonora e visual. Uma cidade sustentável procura desconcentrar, diversificar.

Mas sempre mantendo a sua identidade, aquilo que a torna especial, atractiva e - porque não? - emocionalmente ligada à comunidade.

Em suma, procura NÃO SE DESCARACTERIZAR.

Sr Presidente da Câmara, Santo Tirso NÃO PRECISA deste projecto!


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
785 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.