Petição pelos direitos das crianças

Para: Segurança social

Venho por este meio, fazer esta petição de modo a que o nosso país mude um pouco em relação aos abonos e as crianças em questão.
Escrevo isto, pelas circunstâncias que surgiram na minha vida.
Sou mãe, tenho 2 filhos, tendo eles 4 anos e o mais novo 3 meses.
Estes dias, recebi uma carta da segurança social a avisar que teria 30 dias para devolver o abono do meu filho mais velho (30,22€×7 meses). Isto não me espanta, no país que estamos é o normal tirarem às crianças para darem aquelas pessoas que vivem do rendimento social de inserção ou até aquelas pessoas que são doutro tipo de etnia e que estão em casa, fazem o que querem e bem lhes apetece sem terem responsabilidades de se levantarem todos os dias cedo e com medo de perderem o emprego.
O meu caso, é como o de muitas mães deste país, temos que os deixar pequeninos em berçários, creches ou amas para irmos ganhar o nosso dinheirinho para os sustentarmos.
Mas para ser mais clara, neste meu depoimento, venho referir que dias após do nascimento do meu segundo filho fiquei desempregada e sem papéis para o centro de emprego, mais informo, que desde Junho só recebo da baixa e foi baixa normal até Agosto.
Agora pergunto-me como é que o estado tem dinheiro (+/-700€/mês) para dar a essas crianças institucionalizadas, que vivem em ambientes que por vezes falta o essencial que é a família e o amor, e para estas crianças quê têm os pais por perto, têm bom ambiente familiar ainda lhes tiram o pouquinho que lhe davam... Vale a pena a natalidade aqui em Portugal? Vale a pena ter cá filhos? Mais vale deve ser emigrar e ver o país a ficar envelhecido... São perguntas que faço a mim mesma, a mim que sempre quis ter filhos cá, vê-los crescer na minha terra, a serem conterrâneos de cá.
Mas infelizmente este país desilude-me.
Mas indo por partes, se o meu IRS de 2016 até foi razoável, porque éramos 2 pessoas a trabalhar, o deste ano será pior, sendo até que com um bebé de meses as despesas são maiores e até à data de hoje a segurança social nem com um cêntimo retribuiu, ainda espero "sentada" pelo dinheiro da licença, mas para lhes devolver isso eles mandaram depressa a cartinha.
Agora a minha sorte foi as mini poupanças que fazemos, porque não sabemos o dia de amanhã e ter pessoas que nos ajudam mutuamente em qualquer circunstância.