Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela construção do Centro de Saúde no Feijó

Para: Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República

As dificuldades sentidas pelas populações na prestação de cuidados de saúde primários na União de Freguesias Laranjeiro / Feijó, no concelho de Almada, refletem-se na falta de médicos e enfermeiros de família bem como nas instalações manifestamente insuficientes, além de horários de funcionamento desadequados. Estas são as situações que estão na origem deste abaixo-assinado.

As instalações do Centro de Saúde Santo António para prestar um serviço de qualidade aos cerca de 47 000 utentes, dos quais 20 630 não têm médico de família atribuído, estão subdimensionadas.

Além disso, a Unidade de Saúde Familiar (USF) do Feijó, que funciona no edifício de Santo António, no Laranjeiro, fica muito distante para a maioria dos utentes residentes no Feijó, onde os transportes públicos também não dão a resposta adequada à população, prejudicando sobretudo a população mais idosa.

A resolução deste antigo e acentuado problema passa pela construção de um novo edifício exclusivo para o Centro de Saúde do Feijó, libertando espaço no Centro de Santo António para os utentes do Laranjeiro. Há mais de uma década que existe um terreno cedido pelo Município de Almada para este fim.

Face ao crescente descontentamento dos utentes, foi constituída uma plataforma “Pela construção do Centro de Saúde no Feijó", com os eleitos da Junta da União de Freguesias do Laranjeiro/Feijó, Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP), Movimento Associativo, Instituições Locais e população.

Neste sentido, os abaixo assinados, exigem do poder central:
• A construção de um novo Centro de Saúde no Feijó;
• Mais médicos de família para todos os utentes que ainda não têm médico atribuído;
• Mais recursos humanos (enfermeiros de famílias, assistentes técnicos) para se adequar às necessidades
• O apetrechamento com meios para a realização de exames complementares de diagnóstico básico;
• Alargamento dos horários de funcionamento para além das 20h, para evitar a maior parte dos casos de falsas urgências no Hospital Garcia de Orta.

Promotores da Plataforma:
Luís Palma (Presidente da União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó - atual presidente), Anabela Respeita (Presidente da Assembleia da União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó - mandato 2013/2017), Luísa Ramos (MUSP), Ventura Costa Pinto (Associação de Estarreja e Murtosa), Luís Coelho (AIPICA), Fernando Cocharra (CRF), Manuel Pratas (APPDH), Sónia Godinho (COOPMEL), Victor Gonçalves (ARPILF), António Farinha (CIRL), Sofia Ribeiro (Associação Mimo), José Branquinho (Portão Verde), José Moutela (Alma Alentejana), Lígia Amado (AD-SUMUS), João Rodrigues (CRVF), António Churra (URPICA), José Ramos (Amigos do Alentejo do Feijó), Liliana Morgado (Estrelas do Feijó), José Armindo Bernardo (Núcleo Desportivo Juvenil do Laranjeiro),Rui Nogueira (CSA), Miguel Carvalho (ARCAS), Fernando Abreu (Grupo de Folclore de Vale Flores).


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
2 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.