Queremos D. António Marto como bispo do Porto

Para: Santa Sé/Nunciatura Apostólica Portuguesa

Santo Padre Francisco,

D. Rino Passigato,

A Diocese do Porto viu perder da forma mais triste e inesperada o seu pastor, D. António Francisco dos Santos. Era um homem de um grande coração, empático, mobilizador de gente, um entusiasta da fé, um santo homem de Deus.

O trabalho que desenvolveu na Diocese do Porto, enquanto bispo num tão curto espaço de tempo, foi de uma beleza enorme, um serviço pastoral único de proximidade e de união, no qual sabia estar presente das mais diversas formas, algumas bem discretas mas tão calorosamente próximas. Este trabalho não pode ser interrompido. Precisamos de um bispo que o continue com vigor, com a mesma proximidade e o mesmo entusiasmo. Precisamos de alguém que também saiba sorrir e estar presente. Precisamos de manter este legado de D. Manuel Clemente e de D. António Francisco dos Santos na Diocese do Porto e urge que se encontre este pastor com brevidade.

Nesse sentido, há hoje um nome, uma pessoa que tem a força suficiente para pegar no barco desta diocese e remar no bom caminho: é, sem dúvida, D. António Marto. O seu percurso é indiscutivelmente um percurso de proximidade e o seu serviço pastoral tem sido de excelência. A par disto, D. António Marto conhece bem o Porto, não só por ter frequentado o Seminário nesta diocese mas porque também foi cá que iniciou os seus primeiros tempos enquanto sacerdote. A sua ligação ao Porto, a sua experiência pastoral, a sua presença calorosa e sorridente são aquilo que a Diocese do Porto precisa para continuar o serviço pastoral deixado em herança pelo nosso querido D. António Francisco dos Santos.

Escrevemo-vos isto pedindo que leveis em conta este apelo como desejado calorosamente nesta diocese no momento em que escolherdes o nosso novo bispo.