Mais incendios em Portugal não; sigam a nossa sugestão

Para: Partidos Políticos com assento na Assembleia da República, Governo de Portugal, Presidente da Assembleia da República

Nós, abaixo assinados, cidadãs e cidadãos residentes e domiciliados nas mais variadas partes de Portugal, solicitamos às autoridades competentes:

A aprovação de medidas para eficazmente solucionar o combate aos excessivos incêndios em Portugal; é do interesse nacional resolver decisivamente este problema que se vem agravando ano após ano.

O povo português merece ser tratado com suma importância, a sua vida protegida. Contamos que os legisladores se unam e se entendam, concordando com sistemas de prevenção e combate aos fogos e numa rede funcional de coordenação nacional .

A prevenção é a primeira linha de defesa contra os incêndios.

Apresentamos sugestões contando com a ‘prata da casa’, que de facto existe, além do eventual papel das forças armadas e de segurança em geral e respectivo equipamento.

O método mais prático e económico de detecção e localização dos incêndios florestais é o uso das torres de vigilância. Há que manter uma rede desse tipo operacional ao longo do ano.

Urge também reactivar a estrutura das Matas Nacionais, ou equivalente, e no aspecto do factor humano, ressuscitar a figura do ‘Guarda Florestal’. Isto, na vertente da regulação e do patrulhamento terrestre.

Noutra face desta equação, há que aplicar uma vigilância concisa por meios aéreos e através da imagiologia de satélite.

Quanto ao combate, mais eficiente que a água é a aplicação aérea de retardantes químicos - sulfato de amônia, diamônia fosfato, borato de cálcio e sódio - sobre a vegetação ainda não atingida pelo fogo.

Na detecção propriamente dita temos, como exemplo nacional, a portuense Flicks Systems que desenvolveu já um sensor para deteção e prevenção de fogos via satélite, fazendo medições de temperatura, humidade, dióxido e monóxido de carbono.

Em suma, o esquema terá que incluir também toda uma extensa teia de câmaras de vigilância, cobertura por drones, presença do elemento humano com a coordenação estruturada entre guardas florestais, bombeiros, militares e presidiários para a limpeza das matas.

Contamos com a sensibilidade das autoridades do país neste importante pleito. Desde já agradecemos.

Esta petição foi criada em 26 outubro 2017