Petição em defesa do Ambiente e da sustentabilidade nas escolas

Para: Ex.mo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Ex.mo. Senhor Presidente da Assembleia da República,

Preocupados com a saúde, reciclagem e a poupança de energia nas escolas, sendo estas um local de preparação do cidadão do futuro e um local de aprendizagem dos comportamentos a ter em sociedade, consideramos que é nossa obrigação pedir ao Ministério da Educação e ao Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional que tomem a iniciativa de implementar nas escolas:

• Máquinas de compostagem dos restos de alimentos provenientes das cantinas e da limpeza dos espaços verdes e posterior recolha, sem custos, através de protocolos criados com empresas que deles necessitem;

• Ecopontos distribuídos pelas diferentes zonas das escolas (incluindo os recreios) que permitam uma reciclagem efetiva do papel, plástico e metal;

• Colocação de painéis solares que permitam o aproveitamento de energias limpas para o aquecimento da água e das salas;

• Calafetagem das janelas e das portas para evitar o dissipar do calor;

• Instalação de redutores de água nos autoclismos;

• Remoção do amianto;

• Colocação de ecopontos às portas das escolas para que os funcionários coloquem o lixo nos devidos locais;

• Formação obrigatória para funcionários, professores e alunos sobre reciclagem, poupança de energia, etc.;

• Fiscalização permanente se as medidas implementadas estão a ser cumpridas.

22 de outubro de 2017

Atentamente,