Direito dos discentes aos critérios de avaliação, cotações atribuídas descriminadas e a qualquer esclarecimento sobre as mesmas.

Para: Profissionais de Educação, Discentes e Docentes de qualquer grau de ensino.

Direito dos discentes aos critérios de avaliação, bem como às cotações atribuídas descriminadas sem que seja necessária a sua solicitação, nem seja considerada ofensa a prática deste direito.

O sistema confunde cada vez mais falta de humildade e arrogância com direitos.
Direito a perceber o erro, direito a fazer melhor, direito a uma educação com base no profissionalismo e na ética.
Na teoria preconizam-se valores familiares e de proximidade, de apoio e resposta a todas as nossas dúvidas.
Na prática, há exaltação e um sistema que se ofende à nossa primeira dúvida, ao nosso direito de saber onde estivemos menos bem e quais as nossas potencialidades.
Evitamos ao máximo os conflitos e o direito do sistema se proteger sobrepõe-se ao nosso de aprender com os erros, de crescer.
O sistema engole-nos de tal maneira que chegamos a um ponto de desistir de fazer os nossos direitos vingarem, porque nada se altera e espetam-nos com um autocolante na testa rotulando-nos de pouco humildes.
A verdadeira crise da sociedade está aqui, nos valores.

Desta forma, é relevante exigir que o sistema de educação ganhe consciência da enorme lacuna que tem alimentado ao longo dos anos, existindo assim uma falta de transparência na avaliação e nos seus critérios.
A partir do momento em que o docente "tenta ganhar tempo" com o adiamento da revelação das notas descriminadas, bem como entende o aluno como um opositor que confronta o rigor e a formação do mesmo, o processo de ensino e de educação deixa muito a desejar.