Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Opção vegetariana nas IPSS

Para: Exmo Sr, Primeiro Ministro,Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República;Exmo. Senhor Primeiro Ministro ;Exmos. Senhores Deputados

Estamos no ano de 2017 e são muitos os portugueses que, por opção ou necessidade, motivados por aspectos éticos, ecológicos ou de saúde, seguem regimes de alimentação que diferem da norma, nomeadamente uma alimentação ovo-lacto-vegetariana ou estritamente vegetal (vegetariana).

De acordo com um estudo realizado pela empresa Nielsen, promovido pelo Centro Vegetariano, em 2007 eram 30.000 os portugueses que tinham adoptado uma dieta vegetariana, e pelo menos 5% da população portuguesa excluía um dos alimentos tradicionais (carne, peixe, laticínios, ovos) do seu regime de alimentação.

Supõe-se que este número tenha crescido amplamente, baseando-se esta previsão no crescimento da oferta de produtos vegetarianos no mercado alimentar português, sobretudo nas grandes superfícies comerciais, tal como é constatável presentemente.

Em 2015, a Direcção-Geral da Saúde, um serviço central do Ministério da Saúde, e no âmbito do 'Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável', reconhece a evidência a favor da maior presença de produtos de origem vegetal na alimentação, e outrossim que a alimentação vegetariana supre todas as necessidades nutricionais de um ser humano, quando bem planeada, podendo ser adaptada a todas as fases do ciclo de vida.

A adopção de um regime alimentar vegetariano ou a decisão por uma opção vegetariana espelha a liberdade de escolha de cada indivíduo, tal como é abertamente declarada e defendida na Constituição Portuguesa, por acordo com os princípios democráticos.

Contudo, o governo português já engloba os diferentes regimes alimentares dos portugueses e até promove a diversidade de opções alimentares em cantinas escolares e universitárias, ou em hospitais, mas a lei não abrange as IPSS.

Perante esta falha democrática, urge-se que sejam legisladas novas medidas políticas que assegurem a diversidade de regimes alimentares nas cantinas portuguesas, através da implementação de uma opção vegetariana em todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social porque são directamente subsidiadas pelo Estado (todos nós).


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
3 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.