Implementação das Sestas das crianças no pré- escolar

Para: Exmo Sr Presidente Assembleia República

"Não dormir a sesta é tão grave como não comer." cit Sociedade Portuguesa de Pediatria.
Todas as crianças teem direito a poder escolher se querem ou precisam de fazer sesta no pré escolar independentemente da idade ou ensino inserido e não simplesmente ser-lhes recusado tal acto.

Segundo a SPP, a curto prazo a privação do sono na criança tem como consequências possíveis distúrbios na modulação do humor e dos afectos, a perturbação da função neuro-cognitiva, alteração do comportamento e alteração motora.

A longo prazo, essas consequências passam pela aprendizagem (mau rendimento escolar), comportamento (hiperactividade e défice de atenção), psicológicas (ansiedade e depressão), alterações orgânicas e perturbação da vida familiar.

Impor abandono da sesta é uma “tortura” praticada em muitos infantários.
São cada vez mais comuns os casos de crianças que chegam aos consultórios com perturbações que, mais tarde, são atribuídos à falta de sono e, nomeadamente, ao fim das sestas. “Além do risco de saúde imediato, esta privação do sono pode deixar sequelas para o futuro.”

Pela saúde dos nossos filhos queremos o fim da proibição pelos estabelecimentos de ensino pré escolar da Sesta

1. Actualização #1 Encerramento

Criado em sábado, 21 de Outubro de 2017