Agendamento de uma reunião plenária sobre a influencia do Bloco de Esquerda (BE) nas Universidades Portuguesas

Para: Presidente da Assembleia da República Eduardo Ferro Rodrigues

Exmº Srº Presidente da Assembleia da República;
Exmº Srº Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;
Exmº Srº Primeiro Ministro;
Exmª Srª Coordenadora do Bloco de Esquerda

Ao longo dos últimos anos em Portugal, temos vindo a verificar uma crescente influencia deste partido político de extrema-esquerda nas universidades Portuguesas, quer as públicas, quer as privadas, sendo que em algumas destas instituições, as associações de estudantes das mesmas, são plenamente dominadas por alunos filiados na juventude partidária deste partido, e até mesmo, no próprio partido em sí.

No passado mês de Março, o Professor Doutor Jaime Nogueira Pinto foi obrigado a cancelar uma conferência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, precisamente devido a essa influencia ideológica do partido em questão, sobre este estabelecimento universitário. Mais grave do que isso, o Professor Doutor Jaime Nogueira Pinto foi alvo de ameaças de agressão física, o que se considera simplesmente uma vergonha, vindo de estudantes que ponderam obter uma licenciatura.

A acrescentar a este caso, à relatos de vários estudantes universitários que se sentem socialmente excluídos dos grupos de amigos que são criados nestes estabelecimentos, por não concordarem com as ideias e as políticas do Bloco de Esquerda e daqueles que o apoiam.

As universidades, quer em Portugal, quer no mundo, são, acima de tudo, casas abertas à diversidade de ideias, à democracia e à discussão civilizada de todos os assuntos que geram divisões ou uniões no mundo, de modo a que melhor se possa compreender como diferentes tipos de pessoas, com diferentes tipos de ideias, se podem relacionar atualmente no mundo.

As universidades não devem ceder a influências políticas, e devem ser totalmente imparciais no debate de ideias, para que todos possam assumir as suas posições, sem serem alvo de discriminação por isso. As universidades não devem ser casas associadas a fanatismos ideológicos e extremismos, quer sejam eles de direita, ou de esquerda, como é o caso que estamos a discutir, para que todos possam livremente expressar o seu saber e a sua opinião, sem ofender terceiros.

Requer-se então, um debate para discussão de medidas que visem resolver este problema que é transversal a todas as universidades Portuguesas.

Agradecido pela Atenção,
Lisboa, 6 de Setembro de 2017.