Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela incorporação dos bombeiros voluntários em carreiras públicas do Estado e Municípios

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República, Exmo. Sr. Primeiro Ministro, Exmª Sr.ª Ministra da Administração Interna, Exmos. Sr. Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses

Neste momento crucial para Portugal em que, na sequência da tragédia ocorrida em Pedrógão Grande, os órgãos de soberania têm de assumir a urgente tarefa de reformar a floresta e otimizar o mecanismo de combate aos fogos florestais.
O estatuto dos mais de 42000 bombeiros voluntários do nosso país que se apresentam disponíveis nas situações em que Portugal mais precisa, traduz-se profissionalmente numa remuneração baixa ou quase nula que só não desincentiva esta escolha porque são mulheres e homens com um profundo espírito de missão.
A tudo isto acresce ainda a carga horária obrigatória de formação por ano, na maior parte das vezes em horário laboral, obrigando assim a que as entidades patronais dispensem os seus funcionários e que a atividade da empresa em questão fique comprometida.
O estado e as autarquias locais têm de assumir mais decisivamente o seu papel na garantia de uma proteção civil mais eficaz e que defenda quantos põem a sua vida em risco para salvar a dos outros.
Assim, os signatários da presente petição propõem a passagem do vínculo laboral dos bombeiros, das associações humanitárias, para o Estado e as Autarquias, por forma a garantir que estas mulheres e homens tenham uma carreira adequada e condições dignas para trabalhar e que as entidades públicas tenham uma capacidade de resposta adequada às necessidades do país.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.