PELA PISTA DE ATLETISMO EM CASCAIS-MOVIMENTO CÍVICO

Para: Presidente da Câmara Municipal de Cascais

Caros munícipes de Cascais,
Cascais é uma vila com mais de 650 anos, situada junto da costa atlântica, cercada pelo mar e pela Serra de Sintra, local priveligiado para a prática desportiva.
Já foi habitada durante muitos séculos,por povos(árabes,visigodos, e romanos) que se dedicaram à agricultura e pesca como actividades de sobrevivência, e que deixaram vestigios da sua passagem,por esta região.
Actualmente, Cascais é um centro de turismo por excelência, e é através desta actividade económica que Cascais, recebe anualmente milhares de turistas que nos visitam para férias ou em negócios.
No entanto, Cascais também é local onde trabalham,estudam,e residem milhares de munícipes, que contribuem para a economia local e nacional,praticantes regulares do atletismo.
Cascais tem multiplas escolas, e um Centro hospitalar de Reabilitação,sendo praticantes de atletismo como formação, ou recuperação.
O ATLETISMO não se resume apenas a corridas de estrada ou no campo,porque existem outras disciplinas que carecem de condições de treino,para saltar,lançar, correr na pista com ou sem barreiras, ou ainda outras variantes, como sejam o triatlo,orientação,desporto adaptado, etc.
Há muitos anos, que Cascais tem sido o berço que muitos atletas, adeptos da corrida,e treinadores que por falta de condições de treino têm de se deslocar a outros concelhos próximos,porque Cascais NÃO DISPÕE de uma pista de atletismo de 400 metros, ao invés da maioria dos outros concelhos da área metropolitana de Lisboa.
A maioria dos clubes e associações de Cascais, limitam-se à prática da corrida de estrada, por falta de condições para treinos de outras especialidades, ou recorrem a outras pistas distantes da sua zona.
Construiram-se durante anos vários pavilhões, piscinas, compexos desportivos variados para Futebol,Surf,Equitação, Ténis, Futebol de praia, mas pista de atletismo de 400m de acesso publico,ZERO.
Foram construídas, uma mini pista "privada" na Escola Salesiana de Manique com perímetro reduzido, e uma pseuda pista em alcatrão no patio da escola Ibn Mucane, de acesso interdito aos praticantes.
Cascais tem espaço, e meios para possuir uma pista de atletismo de 400 metros, desde que os responsáveis autarquicos tenham a visão das vantagens, e optem pela sua construção.
Pedimos a todos que se revêm na necessidade da pista de atletismo de 400 metros para Cascais,que APOIEM esta causa e DIVULGUEM,para que brevemente apresentemos uma petição publica ,de todos os subscritores.
FOI DADO O TIRO DE PARTIDA, E VAMOS TODOS JUNTOS CONSEGUIR UMA PISTA DE ATLETISMO PARA CASCAIS...

Esta petição foi criada em 11 Agosto 2017