Recuperação urgente dos Carrilhões de Mafra

Para: Assembleia da República, Primeiro Ministro, Presidente da República, Assembleia Municipal de Mafra

Os carrilhões do Convento de Mafra são uns dos mais antigos da Europa. Foram mandados construir em 1730 em Antuérpia e em Liège por D. João V.

Cada carrilhão é composto por 57 sinos, pesando o maior cerca de 10 mil quilos e o conjunto, mais de 200 toneladas.

Os sinos do carrilhão da torre Sul são obra do fundidor de Antuérpia Willem Witlockx, enquanto os da torre Norte foram fundidos na cidade de Liège por Nicolas Levache.

O estado de degradação deste património é uma vergonha, a sua recuperação urgente é um imperativo.

Não podemos ficar indiferentes, solicitamos a todas as entidades oficiais e à sociedade civil que se mobilize em torno de um objectivo, recuperar os Carrilhões de Mafra.

Esta petição foi criada em 13 Julho 2017