Ordem dos Arquitectos - Sede OASRS

Para: Ex.mo Senhor Presidente da República; Primeiro-Ministro; Presidente da Câmara Municipal de Lisboa; Arquitectos; Cidadãos.

Venho por este meio solicitar, a apropriação, visando as modificações e ampliação, necessárias, do Pavilhão de Portugal, na Alameda dos Oceanos, Parque das Nações, como Sede da Ordem dos Arquitectos, OASRS.
Este edifício é uma obra Simbólica, tanto para a Arquitectura Nacional e Internacional, assim como para a Capital, Cidade de Lisboa, e nesse sentido, nada mais do que uma utilização vocacionada para Arquitectos e quaisquer Cidadãos com interesse específico pela Disciplina Cientifica.

Hoje em dia, a Ordem dos Arquitectos, ocupa, como espaço de habitar, um edifício estrovenga, subdimensionado, sem conforto e sem uma semiótica necessariamente virtuosa para um espaço deste calibre Nacional, logo nada melhor do que um exemplo, Nacional e Internacional, de boa Arquitectura, assinado pelo nosso primeiro nome Maior na Disciplina, Álvaro Siza Vieira, para acomodar o Bastião Nacional, assim como Internacional, da Arquitectura Portuguesa.
O Espaço deverá conter um programa, no mínimo, de Cafetaria-Bar, Arquivo-Biblioteca, Livraria, Auditório e Centro de Exposições, ainda que, na verdade o programa está e ficará aberto ao livre pensamento.
Como já referido, alterações ou ampliação, necessárias, poderão ficar ao cargo e convite do Arquitecto da sua criação, ou na inevitabilidade da sua não possibilidade, aberto a Concurso Público, ao cuidado e sensibilidade da continuidade da sua linguagem, como um todo.

A verdade da necessidade deste assunto, quer-se breve. Por todos os Motivos.

Obrigado
TJMFD