Pela conclusão urgente das obras na Escola Secundária do Monte da Caparica

Presidente da República

Excelentíssimo Senhor
Presidente da Assembleia da República

Os alunos da Escola Secundária do Monte da Caparica estão em contentores há sete anos.
Uma intervenção de fundo nas instalações da Escola justificava-se, na época, pela necessidade de conceder aos estudantes um espaço moderno e com maior qualidade, capaz de lhes fornecer os instrumentos para uma melhor Instrução Pública. No entanto, a intervenção por parte da Parque Escolar, iniciada em Outubro de 2010, foi interrompida passados meros três meses, em Janeiro de 2011 – O Estado presenteou os alunos do Monte da Caparica com mais estragos do que benefícios.
De facto, passados sete anos, é incontável o número de alunos que nunca conheceu uma situação de normalidade no seu percurso pelo Ensino Secundário. Aquela que era uma boa escola, transformou-se num amontoado de contentores indignos de um país desenvolvido, que mais parece uma Aldeia Olímpica improvisada do que um estabelecimento de ensino – tal situação não só conduz à fuga dos melhores quadros docentes, mas também dos próprios alunos, que se vêem, todos os dias, confrontados com os notórios limites da dignidade. Tudo isto à vista de todos e sem que nada se passe.
Passados sete anos e várias promessas, os alunos do Monte da Caparica continuam a ter uma escola indigna do Ensino Público – em Abril de 2016 foi prometida a conclusão da obra num espaço de 16 meses, mas nada começou. Lançado o Concurso Público, passaram já 13 meses desde esse anúncio. A Escola funciona nas actuais circunstâncias há quase 80 meses, e depois de várias promessas “poucochinhas”, ou seja, promessas vãs. Amontoam-se os avanços e recuos, sem que se vislumbre solução à vista – enquanto isto, enfrentam-se as intempéries de Inverno como se pode, combate-se o calor do Verão como se pode, acomodam-se os alunos em pequenos contentores como se pode, e nem as instalações sanitárias escapam ao avanço do tempo.
O Monte da Caparica é uma área de intervenção absolutamente prioritária no âmbito da instrução, particularmente enquanto elevador social capaz de combater as necessidades socioeconómicas e o défice de qualificações da Freguesia e do Concelho de Almada. O Estado deve estar ao lado dos estudantes do Monte da Caparica e do Concelho de Almada.
Assim sendo, serve esta Petição para exigir à Assembleia da República que debata e reconheça o carácter urgente da conclusão destas obras, bem como para que exija da parte do Governo a sua conclusão absolutamente urgente.

Primeiros Subscritores – David Cristóvão e Hélder Moita

Monte da Caparica, 11 de Maio de 2017