Recuperar o posto da Guarda Fiscal. Cabanas de Tavira também tem História!

Para: Presidente da Assembleia da República

Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República,

Na União de Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira (concelho de Tavira), existe um antigo Posto da Guarda Fiscal situado no Beco Vasco da Gama, nº 1, 8800-595 Cabanas de Tavira, que se encontra desativado há décadas. Este edifício erguido no início do século XX iniciou-se como uma dependência da Guarda Fiscal e tinha como principal missão cobrar o chamado «imposto de pescador» e a prevenção do contrabando feito por via costeira. Após a extinção da Guarda Fiscal, em 1993, este tornou-se um posto de Brigada Fiscal da Guarda Nacional Republicana, e após ser desativado, passou a ser casa de férias para os guardas e suas famílias. Porém desde há décadas que foi definitivamente fechado e encontra-se abandonado e em visível estado de degradação.

Cabanas de Tavira, vila localizada no sotavento algarvio e no Parque Natural da Ria Formosa, remonta aos meados do séc. XVIII, onde há relatos de pequenas cabanas de colmo que serviam para guardar os apetrechos e artes de pesca. Em 1841, com o surgimento de uma armação da pesca do atum, chamada Armação da Abóbora, esta povoação desenvolveu-se devido às inúmeras famílias de diversos pontos do país que vieram trabalhar e acabaram por aqui se fixar.

Nos tempos de hoje, as pescas perderam expressão económica e social, e Cabanas de Tavira é uma vila essencialmente turística, que recebe milhares de turistas e visitantes por ano, mas nota-se o gradual desaparecimento das suas características típicas e consequentemente da sua identidade cultural. Por isso consideramos de máxima importância a preservação do posto da Guarda Fiscal para que possamos construir um espaço colectivo de pertença onde as pessoas possam conhecer a história da terra e sejam dinamizadas outras acções que possam ser de mais-valia para todos, como por exemplo ser um posto turístico e informativo aberto a todos, ou de exposições, debates, encontros, etc.

Sabendo a extrema importância da conservação do património como base para o enriquecimento das vilas e cidades portuguesas que ao manter a sua memória viva e preservada, contribuem assim para o desenvolvimento da região seja em termos históricos, educacionais e económicos, os signatários desta petição vêm por este meio reivindicar que este edifício representativo da história da terra, e em pleno estado de abandono e degradação, seja requalificado e entregue às suas gentes para que torne um espaço cultural e informativo de usufruto para todos os habitantes e visitantes desta terra.

Esta petição foi criada em 20 Junho 2017