Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Acabar com a plantação excessiva de eucaliptos

Para: Governo, Câmaras Municipais, População portuguesa

Portugal é hoje provavelmente o país com maior área de eucaliptos plantado em toda a Europa.
O eucalipto é uma árvore com um crescimento rápido, o que permite que seja utilizada com uma elevada produtividade e com rápido retorno dos investimentos, daí ser bastante utilizada hoje em dia pelas indústrias de papel.
Se o eucalipto for introduzido em territórios onde não exista falta de água, ao contrário do seu terreno natural, este crescimento será ainda mais rápido, absorção de água e nutrientes dos solos a uma grande velocidade.
O eucalipto é altamente inflamável, apesar disso não é comum o eucalipto morrer em incêndios. A sua casca incendeia-se muito rapidamente, explode e emite projeções da sua casca incandescente até centenas de metros de distância. A elevada acumulação de biomassa das folhas no leito da plantação aumenta o material disponível para a combustão, de difícil decomposição pelos microrganismos.
Resumidamente,apesar de ser uma boa árvore para o crescimento económico a curto prazo, são bastante prejudiciais ao território e altamente inflamáveis!!
Chega de substituir as árvores que fazem parte da biodiversidade portuguesa, acabem com a plantação excessiva de eucaliptos!


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
14 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.