Por uma política de combate aos incêndios sem interesses privados

Para: Ministro da Administração Interna, Exmo Sr Presidente da República, Exmo Sr Primeiro Ministro

Sendo um assunto muito polémico, urge ser debatido na Assembleia da República uma verdadeira alternativa de gestão e planeamento de combate aos incêndios.

Todos os anos Portugal é devastado pelas chamas e, uma vez que pairam muitas suspeitas sobre interesses privados num tema tão crítico para o país, solicitamos que este assunto seja seriamente debatido de forma a promover um modelo de planeamento que impossibilite a sobreposição de qualquer interesse financeiro à dramática situação que se tem vivido nos últimos anos.

Ao contrário de alguns anos, onde "apenas" se contabilizaram área ardida, o número de vidas humanas tem sido a maior perda a lamentar. Este ano será difícil de compreender.

Pedimos que seja apresentado aos contribuintes um modelo exemplar que garanta a maxima segurança às populações nacionais.

Bombeiros profissionais em cada localidade, apoio militar no período mais crítico, exclusividade de apoio aéreo pela força aérea, política de prevenção com acções concretas durante o ano, plano de apoio imediato internacional em casos como os vividos em Pedrogao Grande (com intercâmbio de ajuda - só possível com exclusividade de responsabilidade da Força Aérea), etc, são exemplos do que propomos sejam as ideias e plano apresentado.

Esperamos muito mais que o acima, pois afinal, é também para isso que o povo português tanto esforço tem feito para dar a volta à situação económica do país.

Em nome de todos os portugueses, podemos afirmar que o merecemos. Mostrem que os políticos afinal podem ser merecedores da confiança da população. Esse crédito, infelizmente, está em causa.

Esta petição foi criada em 18 Junho 2017