Dia Nacional da Pessoa com Ostoma

Para: Sociedade civil

Falamos de uma comunidade que se calcula acima das trinta mil indivíduos, onde mais de 72.9% são do sexo masculino e mais de 80% acima dos 65 anos. A baixa literacia prevalece, onde a maioria possui apenas a antiga 4ªclasse e onde o rendimento mensal se situa entre os €199.53 e os €264.62 (referencia de 2013).

Falamos de uma população maioritariamente com a antiga 4ªclasse, cerca de 80% e acima dos 80% numa condição de reforma ou aposentação por força da sua idade e reforçada pelo factor da construção do estoma ao qual lhe é atribuída por norma uma pensão por invalidez acima dos 60%.

Tantos dias nacionais com ou sem sentido e onde numa única cidade se declarou o Dia Municipal do Ostomizado (Amarante).

Enaltecer-mos a luta constante, mas silenciosa e que passa despercebida a uma sociedade que cada vez mais se alheia de uma problemática cada vez mais presente.

O Ostomizado é um cidadão de pleno direito.

O Dia Nacional da Pessoa com Ostomia, celebrado em Novembro marca exactamente a nível mundial a presença desta condição física e social. Portugal pode ser também ele um dinamizador e um promotor da qualidade de vida e cidadania do Ostomizado

Esta petição foi criada em 25 maio 2017