Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Mães a tempo inteiro remuneradas

Para: Mulheres que desempenham a mais importante tarefa da sociedade

Comparar o ser mãe com um trabalho não remunerado é importante para chamar atenção da sociedade a reconhecer que a mulher que se torna mãe acumula tarefas. Essas tarefas devem ser reconhecidas não apenas como um ato de amor espontâneo, mas consideradas como parte de um processo natural na vida de uma mulher que deve ser valorizado e apoiado por toda a sociedade. Há que se continuar a almejar o mesmo tratamento que homens recebem no mercado de trabalho e a mesma remuneração, contudo, se as nossas peculiaridades (principalmente as biológicas, hormonais e emocionais) forem reconhecidas e agregadas às leis que possam favorecer o ser mãe e profissional, por que não lutar por elas?

As condições apropriadas devem sempre ser criadas para que a mulher que tem filhos possa ter uma carga de trabalho flexível e conciliar de forma menos neurótica e estressante a sua independência financeira e a maternidade. No Canadá e Suécia, por exemplo, as mulheres podem ficar no mínimo 12 meses em casa com seus filhos e receber os seus salários integral ou parcialmente. Nesses países, o day care/creche é acessível e garantido a qualquer pessoa mesmo que ela só esteja só a estudar. Horários flexíveis são sempre possíveis e o “abuso emocional” por parte do empregador é raro. Infelizmente, nem todos os países e corporações reconhecem essa necessidade na vida de uma mulher que decide ter filhos. Por vezes somos obrigadas a fazer escolhas que não soam como escolhas e sim pressões ocasionadas pelas circunstâncias socioeconômicas em que vivemos. É imprescindível haver condições para que a mulher possa trabalhar e ter filhos sem atribuirmos juízos de valor a suas escolhas, bem como não subjugar as mulheres que escolhem ficar em casa com filhos e não trabalhar.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
302 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.