Petição para que seja permitido hospitais públicos e privados emitirem baixas médicas

Para: Exmo. Sr. Primeiro-Ministro, Ministro da Saúde e Presidente da Assembeleia da República

Como é de conhecimento do público em geral, o nosso Sistema Nacional de Saúde está sobre-lotado, sobrecarregado e atrevo-me a dizer até um pouco mal gerido.
Compreendo a complexidade da gestão do SNS, no entanto, creio que devemos começar por algum ponto específico para atingir as mudanças necessárias e corretas que fazem avançar o nosso país e a nossa qualidade de vida, a que todos temos direito.
Questiono-me qual o motivo que leva um paciente/doente com necessidade de obtenção de baixa médica, recorrer a um centro de saúde, a um médico de família, para obter o documento para o efeito? Se nos encontramos num hospital, seja ele público ou privado, e se nos foi diagnosticado algo que não nos permite trabalhar durante um determinado período de tempo, porque motivo temos nós de nos deslocar ao nosso centro de saúde, ao nosso médico de família (se é que temos um, já que existe um número tão elevado de população sem acesso a médicos de família), para tal atestado ser emitido? Será isto uma falta de reconhecimento das capacidades dos médicos dos hospitais? Isto é, e a título de exemplo, se fracturámos uma perna e fomos ao hospital, não terá o médico que nos atendeu a capacidade de nos emitir a devida baixa médica? Porque temos nós de sobrecarregar os centros de saúde e os médicos dos mesmos com pedidos como estes? Porque temos nós de tirar a vez a uma pessoa que necessita de ser observada no centro de saúde porque se encontra doente e deve recorrer primeiro ao centro de saúde e não às urgências dos hospitais, como tão bem os nossos Ministros nos advertem?
Mais me interrogo, porque é que temos sempre de complicar o burocratizar tudo e coisas tão simples? Não seria mais fácil, para todos nós, que fosse permitido aos hospitais emitirem baixas médicas quando necessário?
Pedia a Vossas Excelências que analisassem estas questões do prisma dos cidadãos e que tendo em consideração o exposto, optem pela decisão de permitir a todos os hospitais, públicos e privados, a emissão de baixas médicas, quando assim for necessário, por forma a melhorarmos o nosso SNS.
Muito Obrigada.