Pela Defesa da Língua Portuguesa na Publicidade e Marketing

Para: Assembleia da República

"A minha Pátria, é a Língua Portuguesa", citando o mui ilustre poeta Fernando Pessoa.
A presente petição surge como defesa pela defesa da nossa Língua, criada e evoluída e desde tempos imemoriais por Romanos, Germanos, Árabes e até, com contributos preciosos dos nativos das antigas colónias Portuguesas, que, respeitosamente, possuem o Português como Língua Oficial.
Todos nós já estamos habituados à extensa controvérsia, dedicada exclusivamente ao Acordo Ortográfico, sendo que, apesar de ser uma ameaça real a uma evolução positiva da Língua Portuguesa, uma outra ameaça se apresenta à nossa Língua Mãe.
Refiro me aos Estrangeirismos.
Cada vez mais, somos inundados, na imprensa, nas redes sociais, nos locais de trabalho e sobretudo nos anúncios publicitários, por mensagens especialmente na Língua Inglesa, mas não só, que sub-repticiamente, se alojam nas nossas conversas, substituindo mesmo as expressões homólogas em Português.
Uma curiosa pesquisa pelos vários motores de busca em serviço na "internet", por palavras ou expressões estrangeiras em uso actualmente na nossa Língua, talvez vos surpreenda.
A influência da Publicidade no nosso dia-a-dia é inegável, sendo que, neste campo, é onde se apresenta a maior taxa de penetração dos Estrangeirismos em Portugal, pela sua alta visibilidade na Sociedade.
Quantas vezes, nos diversos anúncios espalhados pelas localidades em Portugal, não observamos os anúncios em Inglês e, depois em baixo, junto a um asterisco, a tímida tradução para Português da mensagem que se pretende passar.
Desafio vos a percorrer os diversos anúncios nos "outdoors" e nas revistas e jornais da imprensa.
As palavras colocadas neste texto, entre aspas ( internet e outdoors) foram cuidadosamente seleccionadas para exemplificar até onde os tentáculos dos Estrangeirismos conseguem alcançar.
Por isso defendo que, apenas a Língua Portuguesa seja colocada nos anúncios publicitários destinados ao mercado Nacional, em todas as suas formas e modelos.