Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CGD quer encerrar agências que dão lucro! Não aceitamos!

Para: Presidente do Conselho de Administração da CGD; Ministro das Finanças; Primeiro-Ministro; Presidente da Assembleia da República; Presidente da República

A Caixa Geral de Depósitos anunciou a decisão de encerrar diversas agências pelo país num suposto acto de boa gestão e reestruturação do banco, o que não é verdade.

Na realidade, estão a querer fechar agências que dão lucro à CGD e que apresentam índices de sustentabilidade elevados, como é o caso da agência de Silvares no concelho do Fundão.

Trata-se, pois, de uma decisão incompreensível e inaceitável que conduz no caso de Silvares ao encerramento de uma agência que serve 4 concelhos diferentes e que, repita-se, dá lucro!

Pugnar pela reversão desta decisão não é apenas uma luta de Silvares, do Fundão e da região mas sim um caso nacional face ao espanto que uma decisão destas provoca: o banco público a querer encerrar agências que dão lucro em zonas do país onde não têm alternativa.

Estamos perante uma decisão incompreensível e que não tem por base quaisquer critérios objectivos, claros, razoáveis e de sustentabilidade, pelo que deve ser imediatamente revertida.

Não é aceitável que a CGD seja recapitalizada com dinheiros públicos e depois decide a sua administração entregar o negócio e os lucros a outras instituições bancárias concorrentes ao abandonar os seus clientes.

O Interior do país vai estando habituado ao encerramento de serviços por esta e por aquela razão, mas esta é seguramente a primeira vez que alguém decide encerrar um serviço porque este dá lucro e é sustentável.

Acto de boa gestão seria contar com estas agências e os seus lucros para tapar os buracos milionários da CGD em diversos negócios ruinosos.

Acreditamos que estes argumentos são suficientemente claros e objectivos para que alguém coloque termo a esta decisão, não obstante serem muitos outros os argumentos em defesa da manutenção de agências como a de Silvares, nomeadamente a missão do banco público e o alinhamento com a estratégia nacional de valorização do Interior.

No dia 25 de Abril irá decorrer, em Silvares, uma manifestação contra o encerramento do balcão da CGD nesta localidade. Junte-se a esta causa.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
66 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.